O Procon da cidade de São Paulo anunciou a medida que exige que a Apple forneça o carregador do iPhone para os consumidores que o solicitarem. A decisão da fundação veio amparada na decisão da Apple que retirou o acessório do novo iPhone 12 após o seu lançamento.
Em outubro deste ano o Procon já havia recebido notificação que questionava a comercialização do aparelho sem o adaptador de tomada. Como resposta ao veredito do órgão paulista a fabricante do iPhone divulgou nota afirmando que a retirada do carregador tem a ver com a redução da carga de lixo eletrônico e emissão de carbono.
Ainda assim, manteve a decisão, afirmando que o acessório é parte fundamental do funcionamento do dispositivo e que portanto deve estar acessível para os clientes que realizarem o pedido. A decisão também passa a ter validade para os modelos mais antigos.
Para Procon retirada de carregador do iPhone é incoerente
A Apple tentou responder à exigência do carregador como parte dos acessórios acompanhantes da linha de novos iPhones, alegando que por questões ambientais optou por não mais fornecê-la, incluindo os fones de ouvido. A empresa acredita que grande parcela dos clientes já possuem grandes quantidades de adaptadores em suas casas.
Discordando do parecer da companhia, o Procon não acredita que a retirada dos mesmos garanta ganhos ambientais e que é incoerente que o produto seja descontinuado dos dispositivos enquanto o preço se mantém.
Conduta da Apple será fiscalizada de perto pelo órgão
“Os carregadores deverão ser disponibilizados para os clientes que pedirem”, declarou Fernando Lopez, o diretor-executivo do Procon na capital paulista. Caso um consumidor antes dessa decisão desejasse possuir o acessório teria que o adquirir no site da Apple pelo valor de R$ 199.00. O Procon prometeu fiscalizar a conduta da Apple de perto, em caso de desobediência poderá ocorrer multa de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
O Procon considera que o consumidor espera no ato da compra receber o carregador incluso, e que a multinacional não demonstrou de fato nenhum ganho sustentável com a remoção, por isso, é direito do seu usuário solicitar o acessório.
Além disso, alguns consumidores não tem certeza se o uso de adaptadores desatualizados ou de outras marcas possam causar algum defeito ou comprometer a usabilidade e funcionamento do iPhone, gerando avarias e perdas na garantia.