O WhatsApp vem ganhando novos recursos nos últimos dias, um deles foi anunciado como exclusividade ao Brasil: transferências financeiras via Facebook Pay. A funcionalidade promete tornar possível fazer e receber pagamentos dentro da rede social sem nenhum custo para os usuários.
As bandeiras mais conhecidas no país Visa e Mastercard aderiram à função, além do banco digital Nubank. Para utilizar o recurso, a pessoa precisaria cadastrar um cartão com função de débito no aplicativo mediante senha criada para fazer as transferências e pagamentos aos seus contatos.
Em pouco tempo da liberação da nova função, no último dia 15 de junho, ocorreu a suspensão do serviço após decisão do Banco Central e Conselho Administrativo de Defesa Econômica. A determinação que paralisa as transações ainda está vigorando e não parece ter prazo para retomada.
Quer entender o motivo dessa deliberação do governo via Banco Central e Cade? Confira os tópicos abaixo.
O que é o WhatsApp Pay?
É a nova funcionalidade há pouco lançada pela rede social WhatsApp. Por meio dela, os brasileiros, primeiros escolhidos para utilização da mesma, poderão pagar e receber dinheiros pelo aplicativo de compartilhamento de mensagens.
O serviço estará aberto tanto para usuários quanto para empresas que já utilizavam o app em seus negócios, só que em breve com o diferencial de fazer vendas e receber pagamentos tudo no mesmo lugar.
Para ter acesso ao recurso, bastará fazer um cadastro no menu “pagamento” (Facebook Pay) do WhatsApp, ler os termos e aceitá-lo, e em seguida cadastrar senha de seis dígitos e cartão de débito para realizar as transações, que serão intermediadas pela Cielo.
Qual o motivo da suspensão do serviço?
O serviço esteve em funcionamento por menos de 10 dias, quando por decisão do Banco Central e Cade no último dia 23/06, foi suspenso. Sem muitas explicações entre as partes, o BC e o Cade, divulgaram que o mesmo precisa ser analisado previamente para verificar os impactos entre concorrentes que também oferecem serviços semelhantes no país.
Para que esteja em vigor é necessário que os parceiros da nova forma de pagamento organizem o serviço entre as todas as partes envolvidas, ou seja, os bancos participantes, incluindo as bandeiras Visa e Mastercard elaborem um mecanismo de pagamento comum entre as instituições financeiras e o WhatsApp, que para o BC não ficou elucidado.
Ademais, a autarquia federal informou a necessidade de sua autorização para o serviço entrar em vigência. Já o Cade, órgão de regulamento do setor econômico, pronunciou-se sobre o fato da intermediadora do serviço, a Cielo, ser uma das maiores do mercado e única provável processadora do novo recurso WhatsApp Pay.
Ao fazer o processamento dos pagamentos e transferências via WhatsApp, ocorreria uma deslealdade competitiva entre as outras processadoras, visto que a rede social possui milhões de usuários no Brasil.
Existe uma data para o retorno do serviço?
Como o serviço não foi proibido, então existe a possibilidade de retorno do mesmo. Porém, até o momento não existem previsões. BC e Cade são os únicos responsáveis pela análise da retomada. Algumas restrições e mudanças podem ser impostas ao WhatsApp caso seja deliberado sua volta.
Como se manifestaram os envolvidos no fornecimento do serviço?
As duas principais empresas envolvidas na liberação do serviço: Facebook e Cielo, manifestaram-se alegando que nada tem de exclusividade na parceria acordada, pois ambos são segmentos diferentes e atuarão de forma independente.
Também enfatizaram a possibilidade de outras empresas do ramo concorrente entrarem em contato com o WhatsApp para incorporar-se ao serviço. Por isso, pedem que a decisão seja reconsiderada pelos órgãos, No dia 30/07 o Cade voltou atrás na decisão de suspensão, autorizando o retorno do serviço, no entanto, a retomada depende ainda da resolução final do Banco Central.