Durante o evento PlayStation 5 Showcase que aconteceu nesta quarta-feira (16), a Sony anunciou a data de lançamento, bem como o preço do novo console da companhia.
A nova geração do videogame já estava sendo considerada como um dos maiores lançamentos do ano por especialistas do mercado, porém havia apenas rumores sobre o console.
Também foi informado que o dispositivo será vendido em duas variantes, que se diferenciam pela presença do leitor de discos Blu-Ray. No design, ambos seguem com as laterais brancas, frontal preta e LEDs azuis.
PS5 chega com 16 GB de RAM
No que se refere às especificações técnicas do aparelho, no PS5 foram implementados uma CPU AMD Zen 2 de 8 núcleos com clock de 3,5 GHz. Na GPU, ele foi personalizado a fim de utilizar a tecnologia RDNA 2 da AMD capaz de oferecer 10,28 teraflops de potência.
De acordo com a fabricante, o novo PlayStation 5 também possui 16 GB de memória RAM GDDR6, que atua em conjunto com um SSD personalizado de 825 GB.
Disponibilidade e preço
A Sony irá disponibilizar o PS5 por um preço sugerido de US$ 399 ou US$ 499, de acordo com o modelo optado. Sua chegada às lojas estadunidenses ocorrerá no dia 12 de novembro, com a comercialização internacional sendo iniciada dia 19 do mesmo mês. Juntamente aos EUA, o primeiro lançamento irá ocorrer em:
- Japão;
- Canadá;
- México;
- Coreia do Sul;
- Nova Zelândia.
As vendas iniciam pouco depois do lançamento dos consoles Xbox Series X e Xbox Series S, da Microsoft. Ambos são categorizados como os principais concorrentes ao modelo da fabricante japonesa.
99% dos jogos de PS4 rodam no PS5
Pouco após os anúncios, o CEO, Jim Ryan, da companhia afirmou que a nova geração do console irá possuir compatibilidade com mais de 4 mil jogos do seu antecessor, o PlayStation 4. Porém, é importante ressaltar que a decisão da chegada dos jogos ao PS5 é de responsabilidade das publishers.