Nesta segunda-feira (27) a Qualcomm, líder mundial na fabricação de chipsets e soluções tecnológicas, anunciou o lançamento do Quick Charge 5, nova tecnologia que permite carregamento completo e rápido em até 15 minutos, ou 50% de carga em 5 minutos.
A novidade é destinada para carregadores de mais de 100 watts, e vem como sucessora da geração 4, que já era conhecida pelos seus usuários por ter o carregamento mais rápido até então. Com o update, a quinta geração possui até 70% a mais de eficiência em comparação com a anterior.
Seu suporte engloba as baterias 2S e 20 Volts de potência, além das versões 3A e 5A, já estando adaptada para carregadores acima de 5A. O carregamento é até dez vezes mais rápido quando comparado com a primeira versão da tecnologia.
Confira mais informações sobre o Quick Charger 5, nova tecnologia capaz de recarregar seu celular em até 15 minutos.
Especificações técnicas do Quick Charger 5
De acordo com a empresa, o novo modelo pode ser considerado mais seguro, uma vez que seu funcionamento ocorre a uma temperatura até 10ºC mais fria que no modelo anterior, além de possuir 12 proteções de voltagem, temperatura e corrente, o que evita uma sobretensão na porta USB a 25V e controles externos de potência além de 30V.
Funcionalidade e desempenho
Na nova geração é possível encontrar os recursos Battery Saver e Smart Identification of Adapter Capabilities, ambos da Qualcomm, atuando simultaneamente. Isso aumenta a eficácia na transferência de energia, o que por sua vez diminui o número de ciclos usados, aumentando a vida útil da bateria.
“O Quick Charge 5, nossa solução de carregamento mais rápida e versátil, permitirá que os consumidores desfrutem de seus dispositivos por períodos mais longos, sem se preocupar com o tempo necessário para recarrega. Estamos orgulhosos de expandir nosso portfólio de tecnologia e tornar o carregamento maior que 100W acessível e uma realidade comercial.” afirmou Ev Roach, vice-presidente de produtos Qualcomm Technologies
Atualmente, segundo o site oficial da empresa, apenas alguns modelos com os chipsets Snapdragon 865 e 865 Plus são compatíveis com o novo carregamento rápido. É estimado que aparelhos lançados no terceiro trimestre do ano já venham com a compatibilidade de fábrica.