Recentemente, o Reino Unido inaugurou o seu primeiro laboratório comercial que tem o objetivo de auxiliar nos testes de carros sem motoristas usando redes 5G e outras tecnologias via satélite. A iniciativa partiu de um programa apoiado pela operadora de telecomunicação O2 e pela Agência Espacial Europeia.
Apesar de ser uma novidade para alguns, os carros autônomos com 5G já estão sendo estudados por outras empresas, como a Xiaomi. A companhia tecnológica chinesa anunciou que já iniciou os testes de seus smartphones como controladores de carros autônomos. Em testes, o celular utilizado foi o Mi Ultra 10.
Um carro autônomo é um veículo que consegue utilizar sua autonomia para controlá-lo. Nos testes feitos com o Mi Ultra 10, foi possível ver que os carros autônomos podem ser controlados por celulares a longa distância.
Carros autônomos serão equipados com sensores LiDAR
O Reino Unido criou o seu primeiro laboratório destinado para realizar testes como esse. Nomeado como Darwin SatCom Lab, o espaço será utilizado por empresas convidadas para testar soluções de conexão para veículos conectados e autônomos (CAVs).
Os primeiros testes serão realizados em dois carros elétricos Renault Twizy. Ambos carros foram desenvolvidos com sensores LiDAR para que sejam controlados diretamente do laboratório e dirigidos pelo espaço da Harwell Science and Innovation, na Inglaterra.
Segundo Joanna Hart, gerente de desenvolvimento da divisão espacial da Harwell, o novo laboratório oferece às empresas uma visão mais ampla de futuro e são uma oportunidade para aproveitar o 5G e por satélite para tornar ideias em uma realidade comercial. O espaço está aberto à companhias internacionais que queiram colocar a teoria em prática.
Projeto para rastrear carros que emitem quantidades grandes de CO2
Além do projeto de carros autônomos, o campus está estudando uma nova tecnologia que utiliza sensores LiDAR com o intuito de rastrear emissões de CO2 nos veículos. A partir de imagens enviadas por satélites, será possível analisar áreas pelas quais os veículos com alto índice carbônico passaram.
“Não somos a primeira empresa a receber essa licença, mas seremos os primeiros a colocá-la para uso nas ruas de uma grande cidade dos Estados Unidos”, explicou Dan Ammann, CEO da Cruise, em um post na plataforma Medium.