Segundo relatório divulgado pela empresa App Annie os jovens denominados da geração Z estão demonstrando maior interesse em aplicativos de cunho social que em jogos. Esses resultados apontam uma mudança de comportamento em relação a grupos de maior idade.
O apontamento é referente ao terceiro trimestre deste ano, em que a geração Z gastou em média um total de 4,1 horas repetidamente em aplicativos desvinculados da categoria jogos, valor que representa 10% a mais que de usuários mais velhos.
Os mercados analisados estão situados em países como Brasil, Estados Unidos, Alemanha, França, Reino Unido, Japão, Coreia do Sul entre outros. Todas as porcentagens são advindas de informações atribuídas ao sistema Android. Entre os aplicativos de preferência foram listados o Snapchat e Tik Tok.
A geração do instantâneo ‘rejeita’ aplicativos de jogos
Os jovens da conhecida geração Z compreende a faixa etária dos 9 aos 24 anos (até 2019), ou seja, aqueles que nasceram por volta do ano de 1996. O que o relatório App Annie conseguiu levantar desse público é um novo padrão de usabilidade das tecnologias.
Com o crescimento do uso das redes sociais e da possibilidade de criar conteúdo do nicho influencer, tem-se notado a origem de micro-influenciadores, o que pode corroborar com o tempo elevado acessando esse tipo de aplicativo. Como as redes sociais são mais dinâmicas e instantâneas são preferíveis aos aplicativos de jogos.
Em relação aos jogos de maior procura na loja de aplicativos nos últimos meses, sendo Among Us, Candy Crush Saga, Free Fire etc, o padrão de comportamento da geração Z foi de maior consumo dos mesmos quando junto a grupos de maior idade, que quando por escolha própria.
Os aplicativos preferidos da geração Z
Considerando que os aplicativos fora do universo dos games tiveram maior horas despendidas em seu uso, o relatório buscou revelar quais foram os apps de destaque entre a geração Z. Dessa forma, entre o grupo das redes sociais os vencedores foram o Snapchat e Tik Tok, no quesito entretenimento o favorito foi o Twitch.
Outro aplicativo que apareceu entre os destaques foi o Discord, que oferece serviços de voz gratuitamente. Entre a categoria finanças e compras digitais se notou um curva relevante de usabilidade, como a Shopee e Shein.
Dentre os países que foram analisados pela relatório, incluso Brasil se verificou o aumento de consumidores ativos entre a faixa etária, apontando os brasileiros como um dos maiores mercados com alto poder de compra entre o sistema Android.