Nesta semana, foi disponibilizado aos usuários do Facebook Messenger um novo recurso que permite realizar um bloqueio de acesso por uma senha previamente cadastrada. A novidade serve como uma medida de segurança a mais para evitar que pessoas não autorizadas façam a leitura das mensagens.
A ferramenta já é conhecida no aplicativo Whatsapp, também pertencente da empresa, e atuará da mesma forma. Por enquanto apenas a App Store, loja de aplicativos da Apple, oferece essa atualização, mas a chegada nos dispositivos Android é certa.
Todos os aparelhos com Touch ID (iPhone 5S pra frente) estão aptos para receber. Os dispositivos mais recentes que possuem o Face ID no lugar do leitor de impressões digitais, também já estão com a atualização disponível.
Confira abaixo mais informações sobre o bloqueio de acesso ao Facebook Messenger.
Novo recurso de privacidade
Nenhum aplicativo de troca de mensagens é 100% seguro, mesmo que criptografados. Os recursos de privacidade oferecem uma segurança maior aos usuários, evitando que possíveis complicações possam ocorrer.
Relatos de contas hackeadas em aplicativos são cada vez mais constantes, toda medida de segurança a ser tomada deve ser considerada. Sabendo disso, o portal G1 listou as principais dicas para evitar ser vítima dessa ação. Entre elas fazer uso do recurso de verificação de duas etapas.
O novo recuso do app vem de uma onda de atualizações das ferramentas do Facebook e pretende agradar usuários preocupados com a proteção e privacidade das conversas.
Como ativar a senha no Messenger
Antes de tudo é necessário consultar via App Store se o celular possui a versão mais recente do aplicativo instalada nele. Após isso, basta:
- Clicar na foto no canto superior esquerdo da tela e entrar nas configurações;
- Na aba privacidade, selecionar a opção “Bloqueio do Aplicativo”;
- Em seguida, ativar o item “Exigir Touch ID” ou “Exigir Face ID”;
- Clicar para permitir que o app faça uso do leitor biométrico.
Recomendações de segurança
Apesar de nenhum recurso de privacidade padrão dos mensageiros garantir 100% de segurança, especialistas do dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital, recomendam que os usuários tenham atenção às configurações da sua conta.
É importante optar por uma senha forte e exclusiva além da autenticação de dois fatores, que é uma camada extra de segurança para o processo de login no mensageiro. Caso queira é possível ajustar o limite de tempo para que o bloqueio ocorra, variando entre imediato, daqui 1 minuto, 5 minutos após sair, ou 1 hora.
A função poderá ser desabilitada a qualquer momento seguindo o mesmo processo de ativação.