A nova geração de consoles da Sony chegou ao Brasil em meados de novembro, o PlayStation 5 veio com a proposta de modernização, apostando em desempenho e em um aumento ligeiramente significativo em seu poder de processamento em relação ao seu irmão mais velho, o Playstation 4.
De acordo com a Sony a geração atual do videogame irá rodar praticamente todos os games disponíveis no PS4, incluindo os seus acessórios e dados armazenados. Os gamers de plantão podem respirar aliviados quanto a essa funcionalidade, uma vez que PS5 foi equipado para facilitar a retrocompatibilidade de jogos.
Esse sistema semelhante equipado no Xbox One auxilia no processo de transferências dos jogos do PS4 para o novo console PS5. Existem alternativas bastantes simplificadas divulgadas pela própria empresa licenciada. Nossa equipe selecionou as mais simplificadas.
Transição com foco na retrocompatibilidade
Para rodar um jogo do PS4 no novo console PS5 existem algumas alternativas acessíveis. Acompanhe três delas:
Mídia Digital ou Biblioteca de Jogos
Na loja da PlayStation Store todos os jogos adquiridos do console antigo estarão disponíveis no PS5, que podem ser acessados caso o usuário mantenha o login atual do PlayStation Network (PSN).
Para isso, basta acessá-la na biblioteca digital, onde poderá realizar o download dos títulos. As informações de progresso somente podem ser recuperadas na função nuvem, exclusiva para quem possui a assinatura Plus do PS5.
Transferência por conexão Wi-Fi
Se o jogador adquiriu o novo PS5 pode optar pela transferência dos jogos e dados de progressos por conexão Wi-Fi, ou seja, de videogame para videogame diretamente. Caso opte por essa alternativa é fundamental realizar a atualização dos aparelhos antes do processamento.
Em seguida é necessário ainda que os consoles estejam ambos conectados em tempo real em rede similar com a mesma PSN. Cumprindo esses requisitos o Data Transfer do novo jogo norteará cada passo para conseguir o feito.
Jogos em discos
Por conta da sua alta retrocompatibilidade existe também a opção de transferência por uso de coleção de jogos em discos. Caso o jogador possua poderá rodar os títulos apenas os inserindo normalmente no game.
Assim, a compatibilidade do PS5 proporciona que o game reproduza tanto jogos de mídia física quanto de mídia digital do PS5. Entretanto, é interessante pontuar que essa alternativa só é compatível com a edição implementada com o driver Blu-ray.