Nesta quinta-feira (30) a Samsung deu a confirmação de que já iniciou a fabricação em massa de chips inteligentes com processos de 5 nanômetros, além de desenvolver circuitos equivalentes a 4 nanômetros.
A informação foi dada por meio de relatórios sobre os resultados financeiros referentes ao segundo trimestre de 2020 da empresa. Os dados também apontam que houve uma queda de 5,63% se comparados com os lucros obtidos no mesmo período do ano passado.
Até então, a Samsung e a empresa TSCM estão na disputa para saber quem produz os menores processos encontrados em chips. A fabricação de processos equivalentes a 4 nm já é uma realidade, e a produção futura dos de 3 nm já está nos planos de ambas companhias.
Confira abaixo mais informações sobre a produção de chips de 5 nanômetros feita pela Samsung.
Melhor performance dos chips
Com a existência dos novos chips de 5 nm, os celulares poderão ficar até 15% mais potentes, de acordo com a empresa. Isso porque o número de transistores, em cada milímetro quadrado de chip, aumenta de 96 milhões para 173 milhões por mm², o que gera em uma melhor performance para o dispositivo.
No mundo da tecnologia, a existência dos nanômetros é de suma importância. Conforme o portal CanalTech, especializado em tecnologia, cada medida equivale à porta dos transistores que, por sua vez, é inversamente proporcional à capacidade do chip.
Isso significa que quanto menor for o transistor, melhor vai ser a eficácia do dispositivo, o aparelho celular. Isso se dá graças a maior quantidade de transmissores em um menor espaço.
Lançamento de celular com a novidade
Grande parte dos celulares atuais atuam com circuitos de 7 nm, o que já pode ser considerado como muito pequeno no ramo tecnológico. A primeira linha de processadores Samsung que irá receber a novidade, será a Exynos 992, que terá seu lançamento feito nos dispositivos da linha Galaxy Note 20.