Nesta quarta-feira (22) a Samsung confirmou que já está trabalhando na produção de smartwatches em terras brasileiras. A marca possui duas fábricas no país, e a localizada em Manaus , onde já se realiza a criação de computadores e celulares que são distribuídos ao redor do país, foi escolhida para dar início no novo projeto.
O interesse da marca na produção nacional é consequência do aumento da procura pelos dispositivos por parte dos brasileiros. Segundo o estudo realizado pelo IDC, Quarterly Wearable Device Tracker (Q12020), de janeiro para cá o número das vendas de smartwatches cresceu em 218% em comparação com o mesmo período no ano passado.
Em atuação há mais de 30 anos no Brasil, a confecção de produtos nacionais da Samsung se dá de forma benéfica à empresa e ao cliente, uma vez que os custos para fabricação diminuem, bem como o preço do dispositivo quando disponibilizado nas lojas.
A produção nacional de smartwatches
Ainda é cedo para afirmar se, com o início da produção, os preços irão diminuir em grande escala, mas de fato haverá redução significante para os brasileiros. Atualmente, os smartwatches possuem seu valor variado, entre R$ 299,00 a R$ 2999,00.
Dispositivos como o Galaxy Fit E, os aparelhos mais destinados ao público fitness também tiveram sua taxa de procura elevada. Os chamados Basic Wearables (Fitness Band), da categoria dos relógios inteligentes, cresceram em 321% nas buscas feitas por usuários.
Os modelos já produzidos
Segundo seu comunicado oficial da Samsumg, a companhia já deu início na fabricação dos relógios inteligentes, e já conta com os modelos Galaxy Watch Active2, em versões LTE de 44mm (preto) e 40mm (rosé), e BT de 44mm (preto e prata), Galaxy Watch Active (preto, prata e rosé) e Galaxy Fit E (preto e branco) em produção.
Além da sede localizada em Manaus, a outra fábrica se encontra no sudeste, em Campinas (SP), mas ainda não há pronunciamento por parte da empresa sobre a produção de smartwatches na mesma.