Smartphone da Vivo permite aos usuários retirarem a câmera

Recentemente a fabricante chinesa de smartphone, Vivo, conhecida por suas criações atraentes e seu design criativo, desenvolveu um protótipo de smartphone nomeado como Vivo IFEA, que usa uma câmera pop-up retrátil que pode ser removida. 

Em análise por um vídeo no Youtube, o dispositivo possui uma câmera mecanizada similar ao aparelho da Xiaomi, o Mi 9T. Porém, o diferencial do aparelho da Vivo é a possibilidade de o usuário retirar a câmera por completo do smartphone. 

A ideia ainda está longe de ser comercializada, mas, sabe-se que uma empresa já está idealizando o projeto, que é o suficiente para a angariar o prêmio Red Dot Design Award, uns dos prêmios mais cobiçados na indústria do design. 

Smartphone da Vivo permite aos usuários retirarem a câmera
Fonte: (Reprodução/Internet)

Vivo IFEA poderia ser utilizada como uma GoPro  

A criação do protótipo visa implementar as tecnologias miniaturizadas de bateria e conexão sem fio à câmera do smartphone. Segundo a própria desenvolvedora, se o aparelho fosse criado, o IFEA não permitiria somente a remoção da câmera, e sim o uso dela sem a conexão do aparelho. 

Com a nova funcionalidade, seria possível utilizar a mesma para colocar em superfícies inovadoras, ou utilizá-la como uma GoPro. Por exemplo, seria possível colocá-la em uma coleira de um cão, ou em um capacete para capturar uma viagem completa de uma moto, ou na frente de um capô de carro. 

Com isso, a Vivo conseguiria implementar no mercado contemporâneo um novo conceito de smartphones. Vale ressaltar que a companhia tecnológica foi a criadora da ideia de câmeras ‘pop-ups’, ou seja, câmera que saem. Hoje, essa tecnologia foi adotada por outras fabricantes de tecnologia, como a Motorola e a Xiaomi

Vivo anuncia smartphone com tecnologia pop-up  

Referente ao protótipo da empresa, a mesma está cogitando unir a tecnologia de conexão sem fio em novos formatos de fotografia. Portanto, se o smartphone fosse criado, seu foco estaria nas fotografias inovadoras. No entanto, nada foi informado ao público acerca da realização do projeto.

A ideia é realmente inovadora, porém para utilizar a câmera seria necessário fabricar um tipo de bateria para a própria câmera pop-up. Portanto, isso seria um dos obstáculos que a empresa passaria se fabricasse o protótipo. 

Recentemente a empresa anunciou o seu mais novo smartphone com câmera ‘pop-up’, o APEX 2020. O dispositivo segue a mesma linha de seus antecessores, e o que mais chama atenção do público é o sensor de impressões digitais sob a própria tela.