Antigamente, era muito comum adquirir televisores com tecnologia tridimensional em suas telas. Hoje, já não é possível encontrar TVs com esse sistema, pois as empresas pararam de produzi-las.
Porém, a Sony como era famosa por seus televisores com tela 3D, teve que procurar soluções para que a funcionalidade não caísse no abismo e nunca mais voltasse, caso queira implementá-la no futuro.
Diante disso, a Sony conseguiu desenvolver um televisor chamado Spatial Reality Display, ou SR Display. A tela consegue projetar imagens tridimensionais sem a necessidade de um óculos.
SR Display analisa movimentação dos olhos do usuário
A tecnologia é um pouco parecida com a do Nintendo 3DS, que também consegue projetar imagens tridimensionais sem a necessidade de um óculos auxiliador. A criação do televisor da Sony, não é nada mais que uma tela que consegue renderizar objetos 3D verossímeis.
Mesmo que a tecnologia não esteja em seus melhores momentos, ainda é muito eficaz para designers de diversas áreas, já que projeta imagens “para fora” da tela. No entanto, o valor sugerido pela criação não tem um baixo custo benefício. Nos EUA está em torno de US$5 mil, em conversão direta para o real ficaria aproximadamente de R$28 mil.
A partir disso, especula-se que a tecnologia pode chegar a tornar-se algo exclusivo para uso de profissionais específicos, impossibilitando que chegue a maior parte do público. Isso porque, juntando ao display 3D, os usuários necessitam de um computador robusto, como um CPU intel Core i7 e uma placa RTX 2070.
Volkwagen já está realizando testes exclusivos
Essas especificações de computador foram sugeridas pela própria empresa e são necessárias pelo fato de que o televisor precisa renderizar as imagens de forma rápida e otimizada para que seja utilizado corretamente. Além disso, o sensor também consegue analisar para onde o utilizador está olhando para aplicar o efeito tridimensional.
A Sony apresentou o televisor pela primeira vez durante o evento CES de 2020. O display é composto por um LCD 4K de 15,6 polegadas, um sensor de visão com alta velocidade que analisa o movimento dos olhos e uma lente que fica sobre o LCD e divide o televisor para que as imagens sejam separadas para cada olho.
Algumas empresas já estão testando a nova tecnologia, um exemplo pode ser a Volkswagen que já adquiriu. No entanto, o display só começará a ser comercializado em novembro, então a companhia de carros está realizando testes exclusivos. A tela será vendida pela internet ou em lojas norte-americanas.