No final da tarde desta segunda-feira (14) a Sony anunciou o encerramento das atividades da sua fábrica no Brasil. A notícia veio junto com o comunicado sobre o término das vendas de produtos da marca no país.
Fabricações como televisores, equipamentos de áudio e câmeras fotográficas não serão mais comercializados diretamente em terras brasileiras. A fábrica deixa de funcionar após 36 anos em operação.
A empresa afirmou que não abandonará por completo seus os serviços oferecidos no Brasil, mas a fabricação será interrompida em março de 2021, com as vendas sendo paradas em algum momento posterior.
Confira abaixo mais informações sobre o encerramento de operações do Grupo Sony no Brasil.
Prestação de serviços não irá parar
Apesar da decisão tomada, a companhia afirmou que os outros serviços e produtos ofertados por ela não sofrerá consequências, bem como o que é relativo ao mercado de games, músicas e filmes. Eles serão comercializados via distribuidores e importadores parceiros.
O suporte também continuará, seguindo as políticas de suporte e leis nacionais, mesmo aos aparelhos que terão as vendas interrompidas. O comunicado foi assinado por Clóvis Letie, gerente sênior de operações da companhia.
“Sony Brasil continuará a oferecer todo suporte ao consumidor para os produtos sob a sua responsabilidade comercial de acordo com as leis aplicáveis e sua política de garantia de produtos”, afirmou o grupo.
Estratégia adotada pela Sony
De acordo com a empresa, o encerramento das suas fabricações locais é uma consequência do atual ambiente que o mercado se encontra, bem como do plano de seguir as tendências de negócio esperadas da companhia.
Um dos motivos também é referente aos movimentos internacionais da Sony a fim de fortalecer a estrutura e o nível de sustentabilidade dos negócios já realizados pela empresa japonesa.
Medida não influenciará o PlayStation 5
A mudança de estratégia adotada não irá influenciar a chegada do novo console no Brasil. Como o seu antecessor, ele também será comercializado via importadores e distribuidores oficiais, ou seja, o fechamento da fábrica e a interrupção nas vendas não impactarão.
O lançamento do novo console da marca está programado para ocorrer no final deste ano no mercado internacional, ainda sem informações sobre a disponibilidade no Brasil.