Recentemente, uma patente registrada pela Sony foi aprovada. Segundo ela, a empresa requer os direitos sobre um recurso capaz capaz de identificar o jogador pelo modo que ele segura um controle DualSense 5 ou DualShock 4, também da empresa.
Segundo a empresa japonesa, a invenção utiliza o giroscópio e o acelerômetro do aparelho para saber em qual posição ele se encontra e, consequentemente, identificar qual usuário está manuseando. Assim, o login na conta correta ocorre mais rapidamente.
O usuário poderá realizar o login em sua conta de forma mais rápida, em até 60 segundos, pois não haverá a necessidade do mesmo ter que navegar na interface do sistema. Além desse uso, a empresa garante outras utilidades para a ferramenta.
Confira abaixo mais informações sobre o novo recurso de identificação criado pela Sony.
Algorítimos ajudam na identificação do usuário
Mesmo que alguns usuários possam realizar o login de forma tradicional em um tempo inferior a 60 segundos, a Sony afirma que os algoritmos desenvolvidos serão capaz de identificar o usuário cada vez mais rápido, devido a alguns costumes como:
- Altura em que o usuário segura o controle;
- Movimentos tendenciosos dos braços de quem manuseia o aparelho;
- Inclinação do joystick;
- Como dito, variações nas leituras do acelerômetro e giroscópio.
O sistema de identificação utilizado leva em consideração características sutis, como as informadas acima, por meio de indicadores-chaves. O reconhecimento é realizado por meio de sensores, presentes no controle, que são capazes de medir aspectos como:
- Aceleração;
- Velocidade;
- Movimento;
- Duração exata que o jogador pressiona os botões.
A partir daí, o algoritmo é responsável por calcular estatísticas resumidas, associando um padrão de uso a cada jogador.
Segurança e confiabilidade
O novo projeto da Sony pode ser considerado como difícil de ser enganado pois, caso um jogador passe o controle para outro ao longo do jogo, o sistema será capaz de identificar tal mudança.
Isso porque confirmações são realizadas constantemente para saber se quem está segurando o aparelho é a mesma pessoa de quando a última checagem foi realizada.
Ainda não há confirmação de que o sistema de reconhecimento criado pela Sony será de fato incorporado à linha Playstation. Apesar da empresa estar trabalhando nesse projeto, não há informações sobre qual estágio de desenvolvimento ele está.