Nesta segunda-feira (17) o CEO da SpaceX, Elon Musk, anunciou que sua empresa quebrou o recorde mundial durante os testes do foguete Raptor.
Elon Musk divulgou uma imagem que mostra que o equipamento atingiu 330 bar de pressão na câmara de combustão principal e não sofreu nenhum dano. A SpaceX já conseguiu marcar diversos recordes da concorrência com seus motores de foguete.
A marca do motor que atingiu o antigo recorde era um foguete de classe orbital. O antigo foguete pertencia à União Soviética que em 1980, conseguiu atingir a marca entre 290 e 300 bar com um motor RD-701.
O novo record da SpaceX
- O novo recorde foi atingido depois que o CEO da SpaceX revelar que o motor Raptor havia superado outra marca soviética, desta vez do RD 270.
- Nessa época, o motor conseguiu manter uma pressão de câmera sustentada de 257 bar.
- A concorrente soviética antes disso marcou 255 bar, um pouco menos do que o Raptor da Space X.
- O motor da SpaceX um tempo depois atingiu um pico de pressão de operação de 268 bar, superando outro modelo soviético, o RD-180, que tinha a marca de 257 bar.
Mesmo que o motor tenha superado recordes, ele precisa de refinamentos para ser capaz de aguentar 330 bar por mais de 10 segundos.
Em agosto de 2019, o Raptor SN6 voou no Starhopper realizando um salto de 60 segundos e 150 metros. Minutos antes, o mesmo quase foi destruído segundos antes do pouso.
Elon Musk tenta quebrar outro record
Mesmo sendo uma grande conquista, Elon Musk não se contentou e irá reutilizar um antigo foguete para quebrar um novo recorde de reusabilidade de foguetes. O nome do foguete é Falcon 9 e leva o 10º lote de satélites Starlink ao espaço.
Se tudo ocorrer bem, este será o sexto lançamento do primeiro estágio do foguete, que já foi utilizado em três missões da Starlink. Além disso, o foguete já levou satélites para as operadores Telstar e Iridium.
O lançamento do Falcon 9 estará disponível para assistir ao vivo no portal de notícias Olhar Digital ou pelo site da SpaceX. O evento começará a partir das 11h15 (horário de brasília), porém o foguete será lançado às 11h38.