A Nasa certificou a SpaceX para realizar viagens com tripulação. O sistema de transporte da empresa foi aprovado pela agência espacial americana após uma avaliação da missão Crew-1, que deve levar quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional.
O projeto foi certificado pelo Plano de Certificação de Classificação Humana, departamento que faz parte do Programa de Tripulação Comercial da agência norte-americana. Jim Bridenstine, administrador da Nasa, comemorou o ocorrido.
Desde os ônibus espaciais, a capsula Crew Dragon é a primeira a ser aprovada pela Nasa para vôos com astronautas. O CEO da SpaceX, Elon Musk, também ressaltou o seu orgulho pelo corpo de funcionários de sua companhia.
SpaceX é aprovada pela Nasa após mostrar resultado
A certificação pela Nasa veio após a missão Demo-2 dar certo. A etapa que foi tripulada por Robert Behnken e Douglas Hurley, conseguiu levar a cápsula Crew Dragon para a ISS em maio deste ano. Com isso, a missão Crew-1 se demonstrou possível.
Em comemoração, Jim Bridenstine ressaltou que a Nasa se encontra feliz com o evento, e principalmente por se tratar também de uma empresa norte-americana. Por fim, ele destacou que o trabalho em conjunto com a indústria comercial pode gerar progresso.
Elon Musk também parabenizou a sua própria equipe pela conquista. O empresário afirmou que a aprovação o gera confiança para trabalhar no retorno à Lua, em uma viagem à Marte, até que a umidade se torne multi planetária.
Lançamento será exibido em live
A missão Crew-1 da SpaceX, com parceria da Nasa, deve levar os astronautas Michael Hopkins, Shannon Walker, Victor Glover e Soichi Noguch para a estação espacial. A viagem deve durar seis meses.
O lançamento da cápsula Crew Dragon pelo foguete Falcon 9, deve ser no dia 14 de novembro, às 21h49 do horário de Brasília. A Nasa fará uma transmissão ao vivo pelo YouTube, no próprio canal. A SpaceX também exibirá o lançamento de seu site e canal do YouTube.