Neste domingo (02) a cápsula Crew Dragon, da SpaceX, pousou em Pensacola, no estado da Flórida, nos Estados Unidos. O evento foi encerrado sendo marcado como a primeira missão tripulada da NASA em nove anos.
A última havia ocorrido em 2011, por meio dos ônibus espaciais, que teve seu projeto encerrado. Desde o fim, os vôos eram protagonizados pelas naves russas Soyuz.
Os dois astronautas ficaram dois meses na Estação Espacial Internacional, e são os primeiros da história a serem lançados para a órbita terrestre por meio de uma iniciativa privada, sendo eles parte da missão SpaceX Demo-2.
Confira abaixo mais detalhes sobre o retorno da SpaceX à Terra.
A chegada dos astronautas à Terra
Robert Behnken e Douglas Hurley realizaram a aterragem às 15h48min, horário de Brasília, por meio de paraquedas e posteriormente foram salvos pelo navio Go Navigator. A SpaceX foi a primeira companhia privada a conseguir recuperar partes do foguete a fim de reutilizá-los.
Ao todo, os astronautas ficaram aproximadamente 20 horas dentro da cápsula, período necessário para realizar procedimentos a fim de pressurizar a cápsula da Estação Espacial Internacional.
Objetivo da missão SpaceX
A dupla embarcou em missão com o objetivo de provar à agência espacial que a empresa de Elon Musk está preparada para assumir de modo completo o transporte de astronautas da América do Norte à órbita terrestre.
Ao ser concluída, ficará comprovado se a Crew Dragon pode ser utilizada de forma segura. O processo de certificação, que comprova se a missão foi ou não bem-sucedida, leva um tempo aproximado de seis semanas, segundo a NASA.
Caso seja considerada bem-sucedida, outras seis missões operacionais poderão ser continuadas graças ao desempenho da SpaceX. O pouso ocorreu no Oceano Atlântico e trouxe a bordo sem demais complicações os dois astronautas.
Elon Musk e a SpaceX
Fundada em 2002 pelo empresário e engenheiro Elon Musk, a SpaceX é uma companhia norte-americana que presta serviços de lançamento à governos, ou à outras empresas utilizando seus foguetes Falcon 9 e Falcon Heavy
A empresa visa a redução dos custos de transportes aéreos e, segundo Musk, também há um projeto em andamento batizado de Starship para o transporte de humanos em aeronaves maiores.