Nesta semana, a desenvolvedora Jane Manchun Wong afirmou que a plataforma de streaming de músicas e podcasts está fabricando uma nova função capaz de informar sobre novos programas virtuais para quem usa o serviço.
O Spotify está, de modo discreto, testando uma compatibilidade inédita com performances digitais de artistas. O novo recurso de “eventos virtuais” pode reunir lives em breve, na aba “Concerts”, que já existe na interface.
Com essa novidade, a aba agora seria capaz de abrigar informações referentes a todos os eventos ao vivo que futuramente serão organizados ao redor do usuário. Até então, aba contava apenas com concertos presenciais.
Confira abaixo mais informações sobre o novo recurso do Spotify capaz de informar shows e eventos virtuais.
Funcionamento da aba de “evento virtual”
O primeiro evento virtual mostrado pela plataforma de streaming é o iHeartRadio Music Festival 2020, nos dias 18 e 19 de setembro. Na página, é possível ter acesso à informações como dia e horário das performances.
Mesmo que o nome do festival não apareça de forma explícita, os nomes dos artistas escalados revela o acontecimento do evento. No lugar do local onde o festival ocorre, é informado pelo Spotify apenas o nome da modalidade do evento, “Virtual Event”.
Ao clicar na opção “Encontrar Evento Virtual”, a plataforma direciona o usuário a uma página para realizar a compra de ingressos, ou se registrar para acompanhar o evento. Selecionando o show em questão, a transferência é feita para a página do artista.
Medida é motivada pela pandemia de COVID-19
Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, o serviço digital teve que adaptar sua aba que informava shows presenciais. Seguindo as normas de distanciamento social fornecidas pela OMS, eventos que gerem aglomerações de pessoas continuam não sendo recomendados.
Artistas que se viram prejudicados em consequência de tal medida, se viram diante de uma nova realidade, onde seus concertos agora ocorrem de maneira 100% online. Nessa onde, festivais famosos como Tomorrowland tiveram sua primeira edição digital este ano.
Ouvintes podem apoiar artistas a captar recursos
Outra medida da plataforma de streaming foi trazer ao Brasil a opção de ouvintes apoiarem seus artistas por meio do “Escolha do Artista para Captação de Recursos”, parceria realizada com os programas Mercado Pago e PayU.
Ainda não há informações sobre a chegada do novo recurso do Spotify que informa o acontecimento de eventos online ao grande público. Ainda em fase beta, é esperado por seus usuários que a entrega seja realizada nas próximas semanas.