Nesta semana, a Omega Energia anunciou a criação de uma plataforma que oferece a compra e gestão de energia no mercado livre de modo totalmente virtual, diminuindo a burocracia existente.
A empresa em questão é especializada na geração de energia elétrica renovável e, com a criação do programa, será possível que qualquer empresa habilitada realize a compra, por um valor diferenciado.
Além de companhias que já operam no mercado livre, consumidores comerciais que optarem por testar a alternativa também poderão, de forma facilitada, solicitar a mudança pela plataforma.
Confira abaixo mais informações sobre o programa que permite a compra de energia via internet.
Contratação virtual de energia
De acordo com Antônio de Bastos, fundador da Omega Energia, as solicitações poderão ser feitas em questão de segundos, apenas no ambiente virtual. Após, o usuário será encaminhado a uma página de crédito para, em seguida, solicitar as propostas que mais lhe agradar.
Até mesmo a assinatura contratual poderá ser realizada de maneira eletrônica, e as compradoras terão a opção de gerenciarem suas contratações e faturas, além de monitorar seu consumo em tempo real.
Processo menos burocrático
Como dito, todo o processo de solicitação pode ser realizado com três cliques. Segundo Fernando Senna, Diretor de Energia Digital da Omega, o atual mercado de energia livre é complexo, uma vez que a cotação e o processo de contratação são analógicos.
Essa dificuldade acaba por distanciar o cliente da gestão do seu negócio, e a compra de energia via internet tem como propósito facilitar e tornar mais eficiente a experiência de aquisição para todas as empresas, independente do porte.
“Quem atua hoje no mercado de energia livre sabe o quão complexo é o processo de contratação, a ponto de tornar-se um fator impeditivo para que novas empresas ingressem nesta modalidade de consumo”, explicou Senna.
Tarifa Smart Flex garante preço mais estável
Outra novidade do novo programa é a tarifa Smart Flex, que garante a eliminação do risco de oscilação de valores do mercado (e do volume de consumo) às compradoras de energia. Assim, os custos serão apenas referentes ao que for de fato consumado.
“Os clientes têm flexibilidade para pagar apenas pelo que consumirem, sem se preocuparem se vai sobrar ou faltar energia e, quando necessário, teremos opções bem interessantes para o parcelamento das faturas”, completou o Diretor.
Mercado livre de energia
O mercado livre de energia se trata de uma área onde empresas possuem a liberdade de escolher seu fornecedor de energia. Os custos cobrados são apenas do transporte da energia à distribuidora local. Para isso, elas precisam ser atendidas em alta ou média tensão, tendo no mínimo 0,5 MW de demanda contratada.