Nesta semana, uma novidade do iPhone animou os motoristas. O smartphones vieram com tudo para trazer cada vez mais tecnologia e praticidade. Dessa vez, foi uma super novidade da Apple, o iPhone, que veio lançando uma nova funcionalidade para o aparelho.
Para quem perde sempre a chave do carro, a novidade promete ser muito utilizada. A proposta, é que o iPhone se transforme na chave de veículos com a ferramenta Car Key. A novidade foi apresentada na conferência oficial da Apple, a WWDC 2020.
Para quem ficou animado, até então, os carros que devem possibilitar o uso da tecnologia serão apenas a BMW série 5 2021, já com lançamento previsto para este ano do mês de julho.
Já a função para o iPhone virá junto com a atualização do iOS 14 e deve chegar também para o mais recente iOS 13 também em Apple Watch.
Os detalhes dessa tecnologia, mostram que o sistema será coordenado por aproximação para destrancar o carro com leitor NFC. O leitor NFC pode ficar na maçaneta ou em outro local, depois é só aproximar o celular e confirmar a ação. Para confirmar, é preciso a identificação facial com o Face ID ou Touch ID.
Para ligar o veículo é preciso o sensor e apertar o botão de ignição. A tecnologia permite até que o motorista empreste o carro e a chave com restrições de velocidade com a função “Restricted Driving”.
E quando a bateria estiver acabando? Pensando nesse problema, a Apple informou que mesmo com a bateria no fim, o usuário ainda terá cinco horas para utilizar função ‘Car Key’. O uso desse tipo de tecnologia já estava sendo estudado por outra marcas e montadora de veículos em 2018 com uma companhia especializada no assunto.
Companhia reúne montadoras e tecnologia
Os integrante da Car Connectivity Consortium (CCC) eram Volkswagen, Audi, BMW, Hyundai, General Motors e as marcas de tecnologia, LG, Samsung, Panasonic e Apple. O que parece até então, é que a marca maçã saiu na frente com a BMW.
A companhia é uma global de Beaverton, Estados Unidos, que une tecnologia para smartphones e veículos. Ela está desenvolvendo chaves digitais e outras inteligência para permitir o uso de celulares conectados em carros.