O WhatsApp anunciou nesta quarta-feira (13) a nova política de privacidade. Com isso, vários usuários migraram para outros aplicativos. De acordo com a aplicação, as informações dos usuários serão compartilhadas entre Facebook, Instagram e Messenger.
Após a grande repercussão dos novos termos de privacidade do WhatsApp, o Telegram se tornou o aplicativo mais baixado das últimas semanas na App Store. Já na Play Store, quem liderou o segundo lugar foi o app Signal.
Embora a notícia da posição do Telegram só tenha vindo à tona por agora, o app já atingiu o primeiro lugar de baixados na App Store mais de uma vez. No entanto, essa foi a primeira do Signal no Top 2 de aplicativos.
Telegram ganha milhões de usuários e satiriza novos termos do WhatsApp
Na última terça-feira (12), Pavel Durov, fundador do Telegram, comemorou a marca de 25 milhões novos usuários. Desde o ano passado o app vem ganhando mais usuários por conta de funções como bots, canais de conversa e outros.
Com todas essas inovações, o Telegram conseguiu ser o app de conversas mais baixado das últimas semanas também influenciado pela Whatsapp. Os usuários que não aceitarem os termos da rede até 8 de fevereiro poderão ter sua conta excluída da plataforma.
Com isso, os novos termos causaram um receio e indignação por parte dos usuários do app. Em proveito da situação, a gestão do Telegram, postou em sua conta do Twitter memes que satirizam as novas políticas do WhatsApp.
As publicações feitas pelo Telegram foram publicadas no domingo (10). Os memes também serviram como uma forma de promover o aplicativo entre usuários do WhatsApp.
Elon Musk recomenda os Signal em suas redes sociais
Além do Telegram, o app Signal teve sua reputação aumentada nas últimas semanas. Nesta quarta-feira (13), o aplicativo de mensagens se tornou o aplicativo gratuito mais instalado na Play Store brasileira.
Mesmo com o ganho de usuários após o caso agravante do WhatsApp, o Signal também ganhou mais utilizadores por conta do apoio do bilionário Elon Musk. Além de anunciar o app gratuitamente em seu Twitter, o bilionário também disse que fará uma doação aos desenvolvedores.
Atualmente, o aplicativo possui um investimento inicial de US$ 50 milhões (R$ 270 milhões em conversão direta) feito por Brian Acton, cofundador da aplicação. Ainda é possível que ambos aplicativos ganhem mais usuários até a data limite dos novos termos de privacidade do WhatsApp.
Posicionamento do WhatsApp
Com a onda de reações negativas, o WhatsApp se manifestou e reforçou que as ligações e mensagens trocados dentro do app continuam sendo criptografadas, ou seja, o próprio aplicativo não tem acesso a isso.
Além disso, a empresa também disse que a nova atualização dos termos não mudará as práticas de compartilhamento de dados entre o WhatsApp e o Facebook, portanto, não impactará como os usuários se comunicam de forma privada com seus amigos.
Por trás dos novos termos está o lançamento do novo serviço pelo Facebook para o gerenciamento de conversas de empresas com os clientes pelo WhatsApp. Essas mensagens possuem sua transmissão criptografada, mas a privacidade não tem proteção absoluta.