Nesta quarta-feira (22) cientistas do Observatório Europeu do Sul relataram que conseguiram realizar a primeira captura de um sistema planetário com uma estrela muito similar ao sol. Além da fotografia, o estudo periódico especializado “Astrophysical Journal Letters” também foi publicado.
O caso chamou atenção pois, junto à estrela, foi notado um conjunto de exoplanetas que estavam orbitando sob ela, o que é considerado algo extremamente raro na astronomia.
Segundo os autores do feito, astrônomos nunca haviam observado de uma forma mais direta de um planeta orbitando uma estrela parecida com o sol. Até então, apenas outros dois sistemas foram observados tendo em suas órbitas a presença de exoplanetas, mas com características diferentes das do sol.
Entenda mais sobre a captura de sistema planetário semelhante ao Sol
Como a captura da estrela foi feita
O processo para realizar a captura é feito a partir de inúmeras fotos que são tiradas a fim de diferenciar os objetos de estudo. A captura pôde ser realizada graças ao conjunto de telescópios VLT (Very Large Telescope) que atuam de forma simultânea.
Observação de exoplanetas
A primeira captura de um exoplaneta orbitando uma estrela foi feita em 2008. Desde então, avanços nas pesquisas possibilitaram que cientistas pudessem aprimorar seus equipamentos para obtenção de melhores resultados, o que ainda ocorre de forma constante.
Telescópios de ultima geração
Os meconismos utilizados permitem que os estudiosos vejam em detalhes e de forma mais exata o objeto, que ser até 25 vezes melhor se comparado com outros instrumentos.
A invenção é considerada um dos equipamentos ópticos mais modernos e avançados já existentes, sendo composto por 4 espelhos de 8 metros além de outros 4 auxiliares com 2 metros cada.
“É quase uma imagem de um ambiente muito semelhante ao nosso sistema solar, mas em um estágio bem inicial de sua evolução” afirmou Alexander Bohn, responsável por liderar a nova pesquisa publicada no Astrophysical Journal Letters.