Nesta segunda-feira (9), a empresa Virgin Hyperloop divulgou que o seu trem ultrarrápido passou pelo primeiro teste de funcionalidade com humanos a bordo. O evento ocorreu no domingo (8), em Las Vegas.
Além de passageiros voluntários, o teste do trem chamado Pegasus teve a participação de grandes nomes de sua própria desenvolvedora. Josh Giegel, diretor de tecnologia da companhia, e Sara Luchian, líder de experiência do consumidor, passearam no automóvel.
Conforme informou a Virgin Hyperloop, o ferroviário ultraveloz percorreu um espaço de 500 metros a 160 km/h. Contudo, mesmo que considerada alta, a velocidade não é a esperada pela empresa. O Pegasus deve atingir até 1.200 km/h.
Trem promete ser mais rápido do que trens-bala
Giegel documentou sobre a sua experiência e afirmou que a sensação é parecida com a de estar decolando em um avião. O veículo é sustentado por levitação magnética, a mesma utilizada com os trens-bala. Entretanto, a principal diferença entre os transportes é que o Pegasus é impulsionado, de modo que não enfrente a resistência do ar.
A Virgin Hyperloop aposta que com pistas de grande extensão, o trem deve conseguir atingir a velocidade máxima de 1.080 km/h. A quilometragem mais alta que o Pegasus já atingiu em testes foi em 2017, quando conseguiu atingir 386 km/h.
Após a experimentação com humanos, o CEO da empresa, Jay Walder, disse que pode acreditar na segurança do automóvel. Isto porque o mesmo afirmou ter “perdido as contas” das vezes que foram levantadas dúvidas sobre a integridade de seu projeto.
Projeto necessita de revisões
Em entrevista ao The Verge, Constantine Samaras, docente de engenharia civil, afirmou acreditar que o teste ainda não é suficiente para demonstrar qualquer segurança do veículo. Samaras ressaltou que todos os riscos devem ser integrados ao sistema, principalmente por se tratar de um trem tão veloz.
Outros obstáculos se encontram na projeção do Pegasus. Para a reportagem da The New York Times, um engenheiro da própria Virgin Hyperloop disse que o veículo precisa de 10 quilômetros de pista para realizar uma curva de 90 graus, de acordo com a velocidade proposta em seu desenvolvimento.
Em 2017, era esperado pela desenvolvedora do Pegasus, como dito à The Verge, que vários dele estivessem em funcionamento pelo mundo já em 2020. Porém, a meta não foi alcançada. Uma nova previsão dos executivos da Virgin Hyperloop é para 2021.