Nesta quinta-feira (3), foi realizado o evento Uber Destino 2020, onde a empresa de mobilidade urbana apresentou uma série de novidades a fim de aprimorar sua plataforma.
Os anúncios feitos são, em sua maioria, referentes a ferramentas e iniciativas que visam garantir a segurança tanto de usuários, quanto de motoristas parceiros do aplicativo.
Além de novidades, ocorreram os lançamentos oficiais de recursos anunciados ano passado, como U-Áudio e U-Ajuda, que se encontravam em fase de testes em poucas cidades.
Confira abaixo mais informações sobre o evento Uber Destino 2020, que aconteceu nesta quinta-feira.
Gravação de áudio durante o trajeto
Batizado de U-Áudio, a ferramenta antes lançada de forma seletiva, agora estará disponível para o grande público. Com ela, será possível que a viagem seja gravada para que, em casos necessários, se tenham evidências para defesa ou acusação.
Ao encerrar a viagem, ambos os envolvidos terão a opção de encaminhar o arquivo sonoro (criptografado) bem como um relato do incidente, à empresa para que medidas cabíveis sejam tomadas. O acesso a ele ocorre apenas em casos de denúncia.
U-Ajuda de cara nova
Disponível em fase beta desde janeiro deste ano, a ferramenta U-Ajuda chega em sua segunda geração e agora é capaz de identificar o momento que uma corrida é finalizada, sem ser necessário a chegada no destino indicado pelo aplicativo.
Caso o programa entenda que a corrida acabou, fornecerá uma opção, tanto para os motoristas quanto aos clientes, para solicitar outra viagem ou ligar para as autoridades, além de questionar se está tudo bem.
Medidas Uber para vítimas de violência doméstica
Sendo lançada em abril no país, agora a ferramenta que fornece ajuda via WhatsApp a mulheres vítimas de violência doméstica, chegará a mais cidades. Segundo a empresa, em quatro meses o recurso já ajudou mais de 3.300 vítimas.
O recurso se trata de uma parceria com o Instituto Avon e a agência americana Wieden+Kennedy. Nele, uma assistente virtual no mensageiro, solicitada pelo número (11) 94494-2415, pode ser acionada a fim de pedir ajuda caso mulheres se sintam ameaçada em casa.
A vítima também poderá receber um código promocional para solicitar uma viagem sem custos aos seguintes lugares, se necessário:
- Hospital;
- Unidades de Saúde;
- Delegacia;
- Centros de atendimento prestadores de serviços de assistência social, psicológica e jurídica.
Confirmação de identidade
Ao solicitar uma corrida que será paga em dinheiro em espécie, o aplicativo irá pedir que o cliente envie uma foto do documento de identidade, previamente cadastrado, para que haja uma confirmação de quem pede o serviço.
A ferramenta é similar ao serviço de checagem de documentos para motoristas, porém agora adaptada para proteger também o condutor da plataforma. Segundo a empresa, todos os envolvidos no programa terão sua segurança priorizada.
Checagem de máscaras para clientes
Durante o evento, a empresa também reforçou que irá solicitar a verificação, via selfie, do uso de máscaras para os passageiros. A novidade foi previamente anunciada nesta semana no Canadá e nos Estados Unidos, a chegada à América Latina deve ocorrer nos próximos meses.
Uber Eats mais transparente
Para a plataforma de delivery da empresa, foram anunciadas novidades como a nova disposição de aviso de transparência sobre práticas de segurança e higiene adotadas pelos estabelecimentos solicitados.
Para os entregadores, um novo material educativo focado na prevenção de acidentes será fornecido ao longo deste mês. De acordo com a companhia, o conteúdo foi formado graças a parcerias com instituições especializadas em segurança viária.
A Uber informou que a disponibilização dos novos recursos já iniciou, e tem previsão de conclusão para as próximas semanas.