Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a empresa Uber está exigindo que todos seus clientes utilizem máscaras antes de entrar no carro do motoristas. Com isso, o intuito da empresa é evitar a proliferação do vírus e diminuir a taxa de contágio.
No entanto, ainda sim, existem passageiros que não respeitam as novas normas e entram no veículo do motorista sem máscara. Com isso, a Uber decidiu tomar medidas mais rigorosas, exigindo selfies dos passageiros antes de iniciar uma corrida.
O anúncio da nova norma da Uber foi feito nesta terça-feira (01). Desde maio deste ano, os motoristas estão comprovando o uso da máscara por meio de reconhecimento facial. Assim, a Uber pode avisar aos passageiros que o carro está seguro e o condutor está usando máscara.
Cocid-19: o uso de máscara dentro do Uber
O novo processo de avaliação dos passageiros ocorrerá por meio de uma tecnologia de reconhecimento facial. O passageiro não precisará tirar uma foto a cada viagem feita, somente quando o motorista reportar a ausência do uso da máscara. A partir disso, o usuário terá que tirar uma selfie com uma máscara antes da próxima viagem.
“Acreditamos firmemente que a responsabilidade é uma via de mão dupla. É por isso que estamos expandindo a mesma tecnologia para os passageiros também”, escreveu Sachin Kansal, chefe global de produtos de segurança da Uber.
A nova exigência será lançada primeiramente no Estados Unidos e no Canadá no final de setembro. A chegada na América Latina e em outros países deve ser anunciada depois de algumas semanas do lançamento nos EUA.
Medidas adotadas pela Uber
Desde o início da pandemia do Covid-19, a Uber afirmaestá sendo muito criteriosa com suas medidas de higiene e proteção. A partir disso, a empresa tem trazido diversas medidas para tornar as viagens mais seguras.
- Certificar-se que não apresentam sintomas de covid;
- Usar máscaras ou alguma proteção no rosto;
- Os passageiros devem sentar no banco de trás do motorista;
- Todas as janelas devem ficar abertas;
- A higienização constante das mãos de todos os passageiros.
Segundo a Uber, a tecnologia de reconhecimento facial já conseguiu fazer mais de 100 milhões de checagens em mais de 3,5 milhões de motoristas e passageiros desde seu lançamento oficial. A companhia também afirma que a tecnologia não coleta informações biométricas, somente faz a análise do uso da máscara.