Nesta quarta-feira (9), a Uber anunciou o lançamento de um novo portal que pode ajudar autoridades a rastrear casos de COVID-19 no Brasil, bem como outras doenças.
No caso, as autoridades são responsáveis pela área de saúde pública (ASP). A companhia irá oferecer dados de certos usuários para que o rastreamento de contato (contact tracing) ocorra mais facilmente.
Os rastreios podem ser referentes às diversas doenças infecciosas, em específico a COVID-19. As informações poderão ser acessadas a qualquer hora dia via um espaço virtual criado.
Confira abaixo mais informações sobre o novo portal da Uber destinado ao rastreio da COVID-19.
Rastreamento de contato da COVID-19
A técnica de rastreamento de contato é comumente utilizada a fim de identificar pessoas que estiveram próximas a algum infectado. Assim, utilizando-a no portal ASP, os mesmos podem realizar uma estimativa da transmissão da doença, além de isolar indivíduos se for necessário, por meio dos dados oferecidos.
Seu uso em específico para o coronavírus se torna uma vantagem para a identificação de casos assintomáticos, que duram cerca de uma semana para cada pessoa. Nesse período, infectados podem, involuntariamente, promover a expansão do vírus causador da doença.
“Com o novo portal, esses dados podem ser acessados em poucas horas, tornando possível o contato de autoridades de saúde com usuários ou parceiros que possam ter sido contaminados, bem como a suspensão temporária de suas contas”, afirmou Leandro Segalla, Gerente de Relações com Autoridades Policiais para o Brasil.
Uber compartilha dados com o governo
Desde o início da pandemia no Brasil, a companhia de deslocamento urbano atualizou os termos de uso da plataforma. Caso seja necessário, a empresa pode repassar dados de usuários para ASP. Segundo ela, dados desnecessários não serão informados.
“Também podem ser fornecidas informações sobre viagens específicas, e sua duração, nas quais possa ter havido contato com alguém infectado.”, disse a empresa.
Outras ações preventivas da empresa
Além do uso obrigatório de máscaras em todas as viagens, a Uber também anunciou o investimento de R$ 50 milhões em ações que incluem assistência monetária para parceiros da plataforma que se viram prejudicados com a nova realidade.
Além disso, a empresa criou centros de higienização ao redor do país para que os veículos sejam devidamente limpos, bem como as mochilas de entregas da Uber Eats. Todos os serviços devem ser agendados, para que não ocorram aglomerações.
O portal de respostas já se encontra em atividade e, para acessá-lo, é preciso fornecer um endereço de e-mail governamental, além de enviar a requisição. Esse projeto já estava em operação nos Estados Unidos desde julho.