Nesta quinta-feira (06) a Google anunciou o lançamento do terceiro e último beta do Android 11. Segundo a empresa, o objetivo da nova versão de testes é priorizar os ajustes finais nos aplicativos adaptando-os ao sistema operacional.
A primeira versão do Android 11 foi disponibilizada em fevereiro deste ano, desde então mudanças estão sendo realizadas no sistema. Por ainda se tratar de um modelo teste, podem haver alterações na interface que visam melhor fluidez na versão final do Android.
Apesar do beta 2 ser considerado, tanto pela Google quanto pelos seus usuários, como um modelo estável, pequenos problemas de performance ainda apareciam no sistema. Porém, as mudanças realizadas as corrigem, sem alterar o modo de funcionamento.
Confira abaixo as novas mudanças adquiridas no beta 3 do Android 11.
As aquisições do beta 3
As principais mudanças na nova versão beta do Android 11 se referem principalmente à ajustes para o sistema operacional.
Não há tantas novidades funcionais como em modelos anteriores porém, houve uma melhora no serviço de notificação de exposição.
A nova funcionalidade, criada para o combate à propagação do novo coronavírus, terá sua chegada à alguns dispositivos Android juntamente com a versão 11 do sistema operacional.
Notificação de exposição ao coronavírus
Agora, as aplicações que utilizam os recursos da API Notificações de Exposição terão acesso aos ajustes de localização do dispositivo, não sendo necessária a permissão do usuário. Tais recursos ajudam a saber se houve contato com portadores da COVID-19.
É importante dizer que a API é uma exceção, com os demais aplicativos ainda precisando da permissão do dono do dispositivo para acessar ou alterar serviços de localização. O recurso de combate necessita apenas do uso do Bluetooth do aparelho para ser funcional.
Os aparelhos compatíveis
Todos os aparelhos da linha Google Pixel que já haviam sido confirmados como compatíveis, ainda serão com o beta 3, bem como o Pixel 4a que foi recentemente anunciado. Isso significa que novos usuários já terão o sistema de fábrica no modelo mais recente da linha.
Ainda sem uma confirmação oficial dada pela Google, a previsão de entrega geral do novo sistema operacional para o grande público está programada para ocorrer entre os meses de setembro e outubro deste ano.