Alguns mercados foram afetados de forma reversa dos demais. Com a expansão do comércio online, durante a pandemia alguns produtos passaram a ter mais procura, como é o exemplo de aparelhos e acessórios eletrônicos.
Grandes empresas que trabalham com o e-commerce como Mercado Livre e Amazon se deram bem com as vendas durante a quarentena. Umas das mercadorias mais procuradas pelo consumidor foram os relógios inteligentes.
A possibilidade de ter o acesso às informações sobre temperatura, batimento cardíaco, desempenho do sono, contagem de passos, pressão arterial e outros tem atraído bastante o público. Isto, principalmente por reunir todos os recursos em um único aparelho.
Venda de relógios inteligentes cresce 12% em 2020. Veja o porquê esses produtos têm se destacado tanto no mercado. Acompanhe também informações recentes sobre tecnologias que podem e foram implementadas nos dispositivos.
Relógio da Apple identifica anormalidades cardíacas
Os smartwatches até então lançados, isso engloba várias marcas, possuem a função de aferir a frequência cardíaca do usuário. Entretanto, uma análise mais apurada das variações tem sido oferecida pela Apple.
A marca quer trazer para o seu relógio inteligente uma espécie de eletrocardiograma, o qual daria um detalhe minucioso dos batimentos e possíveis anormalidades. De acordo com o TechTudo, o aparelho iria informar o usuário e alertá-lo sobre intercorrências de seus sistema cardíaco.
No mês de maio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa autorizou essas novas funcionalidades do dispositivo da maçã. A instituição chama atenção que o recurso serve apenas para auxiliar, mas não substitui o acompanhamento com profissional da saúde.
É válido informar que a função não está ativa para os usuários do Apple Watch no Brasil. Segundo as fontes do site, o eletrocardiograma e a notificação de anormalidades será liberado quando for disponibilizado o update do sistema operacional.
Smartwatch pode ajudar a detectar vírus
Outras marcas também tem avançado rumo às inovações que podem auxiliar na prevenção à saúde. Pensando em auxiliar no combate ao novo vírus, a marca Fitbit oferece um aplicativo para analisar a viabilidade dos acessórios eletrônicos detectarem sinais de contaminação.
Grandes empresas de tecnologia como a Apple e o Google também se juntou à iniciativa. Exemplo disso é o fornecimento de informações do smartwatch da maçã para a realização da pesquisa.
O intuito da aplicação é criar uma tecnologia nos aparelhos que seja capaz de identificar a presença do vírus no organismo, antes do aparecimento de qualquer sintoma. As companhias têm aceitado candidatos que queiram auxiliar no desenvolvimento da inovação.
Como isso seria feito? Com a utilização do smartwatch por um determinado tempo e fornecer constantemente os dados referente à saúde como oxidação e temperatura. Os quais serão colhidos pelo dispositivo.
O público buscado para a pesquisa são voluntários que devam estar apresentando sinais de gripe ou terem sido contaminados pela doença. O projeto ainda está em processo, vamos aguardar para mais atualizações.
Procura por relógio inteligente dispara
Sem as tecnologias oficialmente implementadas nos relógios inteligentes, a procura pelo produto já tem sido gigantesca, imagine quando tiverem as atualizações? Prova desse aumento foi que as vendas dos smartwatches cresceram em 12% nos três primeiros meses do ano.
O desempenho deste mercado contrariou as projeções de que o setor de fabricação iria apresentar queda nos faturamentos, em razão da pandemia. No entanto, consoante aos relatórios divulgados, os aparelhos tiveram mais de 14,3 milhões de vendas.
No topo da lista está a Apple, que apesar de cair 13% do patamar anterior continua sendo a queridinha da tecnologia. Em segundo lugar está a Huawei, sendo a marca que mais cresceu (113%), seguida da Samsung (46%).
Outros dispositivos que tem conquistado espaço são os da Xiaomi, que junto com a Huawei representaram a China e a previsão é de que o mercado chinês domine o cenário de relógios inteligentes no ano de 2020.