Vida na Terra pode ter ido à Vênus de “carona” – Entenda

Recentemente, um grupo de cientistas descobriram a existência da fosfina na atmosfera de Vênus, uma substância que na Terra é produzida pela atividade de bactérias, e isso colocou o planeta entre os candidatos a abrigar uma espécie de vida.

Não existe nenhuma confirmação sobre a hipótese, mas parte da comunidade científica especulam que a vida venusiana poderia estar relacionada à vida terrestre. No entanto, os cientistas sugerem que os micróbios terrestres podem ter pegado carona em um asteroide. 

Esse estudo foi publicado no portal Aexiv.org e ainda passará por análises de pares acadêmicos. Os responsáveis pela descoberta da fosfina na atmosfera de Vênus foram os cientistas da Sociedade Astronômica real, no Reino Unido. 

Fonte: (Reprodução/Internet)

Viagens interplanetárias de microbactérias  

Baseando-se na taxa conhecida de impactos de meteoritos no Planeta Terra, os pesquisadores Amir Siraj e Avi Loeb, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, especulam que as fosfinas que viviam na atmosfera podem ter vindo juntamente em um asteroide até Vênus

“Pelo menos 600 mil asteroides passaram na atmosfera da Terra sem serem significativamente aquecidos e posteriormente impactaram Vênus, e um número semelhante passou na atmosfera de Vênus e posteriormente impactou a Terra – ambos dentro um período de aproximadamente 100 mil anos – durante o qual os micróbios poderiam sobreviver no espaço”, explicaram os pesquisadores da Universidade de Harvard.

Não se sabe certamente o quanto de vida há na atmosfera da Terra, mas Loeb e Siraj acreditam que esses derivadores de planetas poderiam ter um grande potencial de transferir vida microbiana entre a Terra e Vênus. Pode ser que esteja acontecendo reações químicas que não tem nenhuma relação com a Terra, e assim gerando a fosfina em Vênus. 

Asteroides terrestres foram para Vênus 

Alguns pesquisadores acreditam que a vida na Terra só se deu por conta das rochas vindas de Marte. Levando assim alguns cientistas a especularem que seres unicelulares possam ter vindo do planeta vermelho. Porém, nada foi comprovado até agora.

Os cientistas que acreditam nessa hipótese, consideram o episódio que ocorreu em 2017, quando um meteoro de 20 centímetros e 60 kg passou rapidamente pelos céus da Austrália, e em seguida, retomou sua viagem no espaço. Siraj e Loeb estimam que o mesmo tenho coletado cerca de 10 mil microbactérias terrestres em sua pequena passada na Terra. 

Com a descoberta de Vênus, a dupla de pesquisadores voltou aos cálculos e levaram em conta os meteoritos que passaram entre a Terra e Vênus ao longo dos últimos 3,7 bilhões de anos. Nesse período estava ocorrendo o cinturão de asteroides, e pelo menos 600 mil rochas entraram na órbita terrestre e pararam em Vênus.