Recentemente, a equipe do IGN, portal de games da internet, anunciou que o Xbox Series X 20% do armazenamento SSD será dedicado aos arquivos do sistema do console. Essa porcentagem equivale a 200 GB de todo espaço interno.
O Xbox Series X foi anunciado com 1.002 GB ao todo, tirando o espaço que o sistema ocupará, será disponibilizado 802 GB para jogos e mídias como saves, galerias, capturas e expansões.
Por esse motivo, a Microsoft, proprietária do console, anunciou que disponibilizará no lançamento do Xbox Series S/X, um armazenamento individual de SSD em parceria com a Seagate com o mesmo desempenho do cartão interno.
SSD a parte da Microsoft terá alto custo
O SSD individual será capaz de processar jogos e carregamentos de alta velocidade sem perder a qualidade ou performance do console. A Microsoft fez essa parceria com o intuito de expandir a memória do videogame sem afetar a experiência do consumidor.
Apesar disso, é importante avaliar a necessidade de expansão do armazenamento, pois haverá um consumo de cerca de 80 GB ao sistema em cada extensão conectada ao Xbox Series S/X.
Caso os utilizadores do console não quiserem gastar R$2.300 nos SSD’s da parceria da Seagate, a Microsoft não retirou as entradas de USB 3.1 dos consoles. Com isso, é possível comprar HD’s externos já que o console terá suporte total a dispositivos adicionais. Porém, pode haver uma queda de desempenho em relação ao SSD.
Microsoft pretende realizar novos lançamentos depois do Series X
Com o lançamento previsto para o dia 10 de novembro, a Microsoft não pretende parar depois dessa data. Segundo a empresa, o Xbox Series X/S não serão os últimos consoles da companhia. De acordo o presidente executivo da Microsoft Gaming, Phil Spencer, ainda serão desenvolvidos hardwares dedicados para jogos com o Xbox.
“Em termos de hardware futuros, eu acredito absolutamente que nós iremos ver mais consoles pela frente. Assim como nos vídeos ou na música, o streaming não terminou com a inovação dos dispositivos. Continuaremos a ver isso e é absolutamente o que somos, já estamos planejando outros modelos no Xbox”, disse Spencer em entrevista para o Yahoo Finances.
Spencer acredita que os serviços de streamings estão sendo uma inovação no mercado contemporâneo. Não é à toa que a Microsoft já anunciou o seu serviço de jogos por nuvem, o Xbox Game Pass, que por ora só está disponível aos usuários Android. Segundo o presidente executivo, a empresa está colocando o consumidor no centro.