Xiaomi vende mais smartphones do que a Apple no terceiro trimestre

De acordo com dados estimativos da consultoria Gartner, a empresa de tecnologia Xiaomi vendeu mais smartphones do que a Apple no terceiro trimestre deste ano. Em 2019, a chinesa passou de 32,9 milhões de vendas para 44,4 milhões neste ano.

A Apple também ganhou participação em comparação do ano passado para 2020. No entanto, as 40,9 milhões de iPhones vendidos em 2020 correspondem a uma queda em relação aos aparelhos comercializados com sucesso em 2019.

Já o líder da lista permanece no posto. A Samsung é a marca que mais vendeu dispositivos celulares neste trimestre, totalizando 80,8 milhões, número que representa 22% do mercado  mundial.

Xiaomi vende mais smartphones do que a Apple no terceiro trimestre
Fonte: (Reprodução/Internet)

Queda da Huawei e atraso da Apple auxiliaram o crescimento da Xiaomi

Os aparelhos da Huawei apresentaram uma queda de 65,8 milhões para 51,8 milhões. Analistas indicam que o menor número é devido às proibições comerciais dos Estados Unidos. No mais, a Gartner afirmou que o negócio dos smartphones está melhorando desde o início do ano.

As vendas caíram 5,7% no terceiro trimestre do ano, contudo o número não é tão ruim quanto o apresentado nos primeiros dois trimestres, que foi de 20%. O alavanque da recuperação do mercado tecnológico deve-se parte pelo controle da pandemia na China, onde ocorre grande parte da produção de celulares.

Já o crescimento da Xiaomi pode ser explicado pelo declínio de sua grande concorrente chinesa, a Huawei. O lançamento tardio do iPhone 12 para outubro também pode ter ajudado os melhores resultados da companhia. 

Xiaomi estreia no mercado de carros elétricos

A Xiaomi está expandindo as suas produções para um novo nicho, o de carros elétricos. Os modelos Baojun E300 e E300 Plus, que foram anunciados em setembro do ano passado em Pequim, devem ser comercializados a partir de dezembro.

Os automóveis são construídos em parceria com a General Motors. Os veículos elétricos contam com o assistente de voz da Xiaomi, a XiaoAI. Os carros devem atingir até 100 Km por hora, com um motor com 40 kW de potência. Na China, seus preços devem ser entre 64.800 a 84.800 yuans, o que equivale em torno de R$ 52,9 mil e R$ 69,3 mil.