O Tik Tok foi eleito o aplicativo mais baixado do mundo. O sucesso de download motivou diversas redes sociais a criarem recursos similares. Depois do lançamento do Reels do Instagram, o Youtube anunciou estar preparando uma ferramenta parecida também.
Com o intuito de atrair os usuários do TikTok, o Youtube está testando essa nova ferramenta de vídeo, o Shorts. A novidade está sendo distribuída gradativamente para alguns usuários e e está em fase de adaptação.
O que já se sabe é que o recurso vai possibilitar a criação de vídeos curtos de até 15 segundos. Eles poderão ser adicionados ao canal pessoal de cada usuário. A nova ferramenta será utilizada na versão do Youtube para mobile, pois o foco é atender ao aplicativos de Android e iOS.
Voltado para oferecer mais um possibilidade de vídeo, principalmente para os criadores de conteúdo da rede, os Shorts serão uma espécie de extensão ao conteúdo tradicional de cada canal.
Para utilizar, o usuário conta com interface parecida aos Stories do Instagram que, segurando o botão da câmera, pode gravar os clipes. Eles são cortados em vídeos de 15 segundos, mas serão enviados como um único vídeo. O recurso permite também o envio de vídeos longos direto da galeria.
O Youtube ainda não deu muitos detalhes sobre a ferramenta parecida ao do TikTok, é possível ver nas imagens que o espaço conta com possibilidades simples de edição como aumento da velocidade, recorte do vídeo, possibilidade de adicionar música ou escrever na tela.