Após o lançamento oficial da décima primeira geração do sistema operacional do Google ocorrer, e também de diversos modelos betas, chegou a vez do software atualizar outras plataformas que utilizam o Android como interface principal.
No caso, é o exemplo da Android TV 11 que chegou aos dispositivos com a promessa de trazer algumas melhorias essenciais para aprimorar a experiência dos usuários, como um melhor suporte a games e capacidade de performance mais avançada.
Boa parte das melhorias também englobam questões básicas da plataforma e não atualizações de ferramentas, como sugeriram rumores. O código-fonte do software já está disponível e sua atualização está sendo implementada de forma gradativa aos dispositivos.
Melhor suporte a jogatinas
Um dos benefícios exclusivos diz respeito a um melhor suporte do sistema a jogos. Agora, os dispositivos são capazes de suportar de forma nativa o controle Nintendo Switch Pro por USB e Bluetooth, bem como o controle Steam, por USB, ressaltando que não há entrada por toque.
A versão para televisores também suporta o Auto Low Latency Mode (ALLM), com a especificação técnica HDMI 2.1, capaz de desligar o pós-processamento gráfico. Tal medida acaba por reduzir de modo significativo a latência do equipamento, ou seja, o atraso. O sistema também possui o suporte a:
- Mídias de baixa latência;
- Um novo Tuner Framework;
- Extensões que visam a implementação HAL de HDMI CEC.
Android TV 11 com melhorias no desempenho
De acordo com o anúncio oficial, várias melhorias de desempenho são referentes a um gerenciamento de memória mais aprimorado, bem como a recursos de privacidades que incluem permissões únicas, como adotado no sistema operacional de smartphones.
Algumas medidas do Android 11 para celulares foram adotadas à interface do Android TV, porém, algumas em específicas foram desenvolvidas para atuarem de forma especial na experiência de uso televisivo.
Disponibilidade fragmentada
O Android TV 11 já está disponível para os fabricantes de TV e aparelhos de streamings, porém, ao que tudo indica, o novo software deve demorar um pouco para ser entregue ao grande público, mesmo com os desenvolvedores de aplicativos já podendo instalar a atualização.
Dispositivos como Xiaomi Mi Box e Nvidia Shield seguem com a versão Pie do sistema operacional da Google (Android 9). Enquanto isso, os televisores costumam receber as atualizações da Gigante das Buscas de forma atrasada.