No início de 2020, a Apple foi acusada de ter comprado uma startup de Inteligência Artificial (IA) e visão computadorizada. A empresa chamada Vilynx teria sido comprada por US$50 milhões, aproximadamente R$287,25 em conversão direta.
Fontes falaram em anônimo explicando que a Vilynx usa a inteligência artificial (IA) para analisar o conteúdo audiovisual e textual dentro de um vídeo, com o intuito de compreender o que a mídia está mostrando.
Atualmente, quase todas as empresas utilizam a inteligência artificial para monitorar as ações dos usuários. A IA é muito utilizada em sites de compras, caso o usuário permita que o site utilize os cookies, o mesmo captará diversas informações do consumidor.
Apple não confirmou aquisição da Vilynx, mas há teorias
A inteligência artificial possivelmente adquirida pela Apple, serviria para uma melhor capacidade de sugestão de tags para mecanismos de buscas. A tecnologia, além de ajudar na sugestão, também poderia implementar melhores resultados na busca da Siri.
Até então, a Apple não confirmou a aquisição da startup e se limitou a pronunciar o porquê em comunicado. Segundo eles, a compra de tecnologias de empresas menores não é discutida publicamente.
No site da Vilynx, que está fora do ar, duas vertentes de sua tecnologia são a de reconhecimento e entendimento. Em sua página, podia ser encontrado um vídeo da IA reconhecendo o Michael Jordan em vídeo. Já em um segundo vídeo, a tecnologia entendia que Michael Jordan era um ex-jogador de basquete que jogou pela Chicago Bulls.
Inteligência artificial poderia otimizar a Siri
Além da otimização que a tecnologia levaria ao setor de buscar na internet, a mesma também seria muito útil à assistente de voz da Apple, a Siri. Segundo especulações da Bloomberg, a Siri poderia ser implementada no aplicativo de Fotos para indexar as imagens capturadas por um iPhone de forma otimizada.
A inteligência artificial também poderia auxiliar outros aplicativos, como o Apple TV+ ou o Apple Music e ser utilizada para a recomendação de filmes e séries de aplicativos de streaming.
Por nota da própria Vilynx, cerca de 50 funcionários, incluindo a co-fundadora e CTO da companhia, foram mantidos pela Apple. De acordo com a Bloomberg, se a compra for verdade, a Apple manterá o escritório da Vilynx em Barcelona, utilizando a estrutura como sua principal sede de pesquisa e desenvolvimento em IA.