Apple divulga seu novo assistente de voz na versão mini

Na terça-feira (13), a Apple anunciou o seu mais novo assistente de voz, o HomePod Mini, uma versão pocket de seu já lançado HomePod. O assistente tem compatibilidade com a inteligência artificial (IA) Siri.

Com o HomePod é possível controlar qualquer aparelho compatível com a plataforma Homekit, da Apple. A novidade foi anunciada com ao iPhone 12, em um evento online.

O gadget possui um áudio computacional que pode ajustar o som ao ambiente e pode ser um grande concorrente com o Google Nest Audio e o Amazon Echo. O HomePod funciona como uma secretária individual. 

Apple divulga seu novo assistente de voz na versão mini
Fonte: (Reprodução/Internet)

HomePod Mini tem uma altura de 8 centímetros 

O novo aparelho é tão pequeno que possui uma altura de 8 cm, por isso foi nomeado como ‘Mini’. O seu processador foi baseado no S5, o mesmo utilizado em outras aparelhagens da Apple, como o Apple Watch Series 5 e Apple Watch SE. Com o processador é possível utilizar o “áudio computacional”.

O próprio HomePod Mini tem capacidade de analisar o ambiente, como as músicas que estão sendo reproduzidas, e consegue aplicar automaticamente, 180 vezes por segundo, ajustes de volume, equalização de frequências e movimento do cone do alto-falante interno. 

O aparelho foi desenvolvido com um chip U1, também utilizado no iPhone 11 que consegue detectar a proximidade de um telefone móvel, possibilitando assim ao usuário transferir uma música de um HomePod Mini para um iPhone por aproximação. Também será possível utilizar dois HomePods como extensor de áudios.

Sistema consegue identificar a voz de mais de um usuário  

Além dessas diversas funcionalidades, o novo HomePod Mini consegue diferenciar as vozes dos residentes da mesma casa, o que facilita a divergência das agendas que a Siri constrói com base na rotina de cada usuário. Diante disso, o gadget também pode ser utilizado como um interfone de avisos. 

Um usuário consegue transmitir uma mensagem para todos os HomePods da casa, ou que será reproduzida como uma notificação em um iPhone ou iPad. Perante isso, a Apple ressalta a privacidade de cada dispositivo, o utilizador que escolhe se a Apple pode ter acesso às gravações ou não. 

A mini tecnologia da Apple está disponível nas cores branca e space gray (cinza-claro). O mesmo começará a ser comercializado nos Estados Unidos no dia 6 de novembro de 2020 com a entrega a partir do dia 16 de novembro. O valor sugerido para o aparelho foi de US$99, aproximadamente R$563,31 em conversão direta sem os impostos.