Facebook irá descontinuar design clássico em setembro

Recentemente, a página de suporte do Facebook informou que a plataforma pretende descontinuar a interface de modelo de antigo da rede social no próximo mês, em setembro.

Tendo seus testes iniciados em fevereiro deste ano, a substituição traz um novo design que foi reformulado a fim de estimular a permanência do usuário na plataforma e a tornar mais útil.

O alerta no setor de ajuda da rede social informa o mês de encerramento do modelo clássico quando o usuário seleciona a opção para alterar o design do site na versão para computadores.

Facebook irá descontinuar design clássico em setembro
Fonte: (Reprodução/Internet)

Confira abaixo mais informações sobre a substituição do design clássico do Facebook.

Mudanças no design do Facebook

Com anúncio realizado em 2019, o novo design da plataforma foi disponibilizado primeiramente para smartphones. A liberação desde então foi sendo realizada de modo gradativo com a entrega em maior escala em março deste ano.

O novo modelo remove a já conhecida barra azul do topo da interface da rede social, na versão web, e agrega novos ícones para diferenciar ambientes dentro do Facebook. As divisões são feitas para: 

  • Watch;
  • Facebook Gaming;
  • Marketplace;
  • Feed Principal.

A repaginação visual da plataforma tem também como objetivo a tornar mais limpa e semelhante aos padrões utilizados em dispositivos móveis, bem como adotar o modo escuro para os usuários da rede social.

Versão lite da plataforma será descontinuada

Lançado como uma versão mais leve e menos potente do programa original, o Facebook Lite não terá mais atenção da empresa devido à falta de usuários que utilizam a plataforma menor. A decisão é referente ao sistema operacional da Apple, até então.

Atualmente, quem já possui o novo design pode regressar ao modelo clássico, caso queira. Para isso, basta entrar na versão web do programa, selecionar a opção da seta ao lado das notificações e clicar em “Mudar para o Facebook clássico“. 

Ainda não há uma data exata em que a novidade se tornará uma obrigação para todos os usuários, independente do sistema operacional utilizado.