Nesta terça-feira (25), o Facebook confirmou a chegada de seu novo recurso, capaz de compilar notícias do dia no feed da rede social em vários países, entre eles, o Brasil.
Batizado de Facebook News, a ferramenta utiliza algoritmos a fim de personalizar o conteúdo que aparece para cada usuário, com base nas preferências do dono do perfil.
Segundo a empresa, o página de notícias foi desenvolvida tendo como base feedbacks de veículos da área, bem como sugestões de usuários. Por isso, o ambiente é personalizado para abranger informações recentes na plataforma.
Confira abaixo mais informações sobre a chegada do Facebook News ao Brasil.
Pagina de notícias do Facebook
De acordo com Campbell Brown, vice-presidente Global de Parcerias de Notícias, o objetivo é auxiliar os veículos de imprensa a alcançarem novos públicos, mesmo que grande parte do tráfego que o novo recurso entrega aos sites de notícias apenas façam o complemento do que as pessoas já receberam no feed comum.
“Trabalharemos em estreita colaboração com os parceiros de imprensa em cada um dos países para adaptar a experiência e testar maneiras de oferecer algo valioso para as pessoas, ao mesmo tempo em que honramos os modelos de negócios dos veículos”, afirmou Brown.
O Facebook News tem como um de seus principais objetivos exibir conteúdos fabricados por produtores nacionais, via parcerias. Os veículos escolhidos serão pagos pelo Facebook a fim de garantir a disponibilidade de suas matérias.
Nos Estados Unidos, o programa conta com mais de 200 parceiros, dentre eles nomes como:
- The Wall Street Journal;
- Vanity Fair;
- Forbes;
- CNN;
- ABC;
- The Washington Post.
Ainda não há informações sobre quais empresas serão parceiras da plataforma no Brasil.
Google Notícias e Facebook News
Com o mesmo objetivo, a plataforma de notícias da Google já atua no Brasil e, diferente do Facebook, possui um aplicativo exclusivo. O programa de notícias da rede social pode ser considerado como um dos principais concorrentes da empresa de buscas. Ambos são gratuitos.
Além do Brasil, a novidade do Facebook vai chegar no Reino Unido, Índia, França e Alemanha. Segundo o vice-presidente global, os hábitos do usuário e o feed de notícias vão ser idealizados de acordo com o público local de cada país.
Até então, a novidade estava disponibilizada apenas em terras estadunidenses. Segundo a empresa a entrega será feita em até um ano.