Google: chamadas verificadas podem revelar o motivo de uma ligação

Nesta semana, a Google anunciou um novo recurso em seu discador nativo, o Google Phone (ou só Telefone). Com ele, será possível que o usuário saiba o motivo de uma ligação sem de fato atendê-la.

O serviço de chamadas verificadas já estava em fases de teste beta há meses, e agora foi oficialmente lançado para dispositivos que possuem o discador nativo da fabricante.

A nova função adotada visa, a priori, reduzir o índice de ligações caracterizadas como spam, dando a opção do usuário conferir informações sobre a chamada na tela do dispositivo.

Google: chamadas verificadas podem revelar o motivo de uma ligação
Fonte: (Reprodução/Internet)

Confira abaixo mais informações sobre o novo recurso da Google de chamadas verificadas.

Função ajuda identificar chamadas ‘spam’ 

A ideia da nova ferramenta é que o usuário apenas identifique, de modo rápido, qual empresa está tentando entrar em contato. Portanto, são informados apenas pequenos dados para que a identificação ocorra de modo eficaz, como:

  • Nome da companhia;
  • Logotipo utilizado;
  • Número;
  • Motivo da ligação.

Juntamente, é mostrado um selo de verificação que comprova que a chamada está de fato sendo realizada por uma empresa existente. Tal medida pretende também diminuir o índice de golpes realizados pelo telefone.

Indo além de apenas identificar chamadas de telemarketing, ou de cobranças errôneas, a Google mostra como a ferramenta pode ser útil na prática ao citar como exemplo uma ligação do banco a fim de informar sobre uma possível transação fraudulenta.

Como resultado de inúmeros testes em sua fase beta, a companhia afirmou que percebeu uma constância no número de chamadas respondidas que mostraram a razão pela qual a tentativa estava sendo feita, ou seja, pode beneficiar as próprias companhias.

Discador é liberado para outros celulares

Estando disponível apenas para celulares da linha Pixel, ou seguidores do Android One, agora o discador da Google começou a ser liberado de modo gradativo para outras empresas. Até então, contam com ele as fabricantes Samsung e LG, por exemplo.

É esperado que mais marcas sejam beneficiadas, uma vez que a expansão da disponibilidade do recurso já está ocorrendo no Brasil, México, Espanha, Índia e nos Estados Unidos.