O recurso é uma novidade para o aplicativo Google Phone disponível para usuário do Pixel e outros dispositivos compatíveis. A função acrescenta aos celulares a possibilidade de identificar a identidade dos autores de chamadas de empresa.
Além disso, a novidade também permite que o usuário não só saiba a identidade de quem telefonar como também o motivo do contato. O recurso foi chamado de Chamadas Verificadas que funciona a partir das empresas que prestam ao Google informações sobre o contato e dados do servidor para que essas informações sejam passadas ao usuário.
No momento da chamada, a ferramenta irá cruzar as informações cedidas com as identificações do chamador e categorizar a chamada como uma “Chamada Verificada”. Um detalhe importante é que caso a empresa decida não compartilhar as informações de chamada elas não serão obrigadas.
Recurso similar disponível para Android
Uma ferramenta similar do Google no Android já existe para permitir identificar as chamadas e spam. O recurso veio para permitir que os usuários obtenham mais informações antes de atender chamadas de números desconhecidos.
A ferramenta está apta a todos os celulares e alguns recursos apenas a partir do Android 6. No ícone de chamadas o usuário pode acessar as configurações e ir na opção “identificação de chamadas e spam” e ativar a função.
A função ajuda o dono do aparelho permitindo a visualização de informações sobre o autor da chamada. Esse sistema funciona a partir do envio de informações do número para o sistema do Google que por sua vez devolve ao dono do aparelho as informações de chamadas.
O recurso funciona para chamadas pessoais e também de empresas que não estejam salvas nos contatos do aparelho. Além da identificação de números não salvos, ele envia também informações sobre possíveis autores de chamadas de spam.