Na última quarta-feira (26) a Apple realizou o lançamento da versão Beta do iOS 13.7 v17H33. A entrega surpreendeu parte de usuários pois não estava programada para ser feita.
É provável que essa nova atualização seja a última antes do lançamento do iOS 14, futura geração do sistema operacional de iPhones e iPads da companhia.
A novidade da versão 13.7 está na integração nativa da interface da Apple às notificações de exposição ao COVID-19, recurso desenvolvido pela empresa em parceria com a Google.
Confira abaixo mais informações sobre o novo beta do iOS 13.7.
iOS 13.7 notifica alertas de Covid
Com essa nova atualização, o próprio iOS será responsável por emitir alertas, não sendo mais preciso que o usuário instale uma aplicação exclusiva para receber notificações referentes a casos de exposições ao novo coronavírus.
No Brasil, o sistema é empregado pelo software oficial Coronavírus – SUS, mas o conjunto de aplicações (API) também é utilizado no Reino Unido, como NHS Test and Trace.
Liberação da API para governos
A Apple já havia informado que o fornecimento da API para governos era apenas a “fase um” do projeto que visa combater a proliferação do vírus. Atualmente, com a liberação, a empresa entra na fase seguinte.
“O iOS 13.7 permite que você opte pelo sistema de Notificações de Exposição COVID-19 sem a necessidade de baixar um aplicativo. A disponibilidade do sistema depende do suporte da autoridade de saúde pública local”, explicou a empresa.
Apple libera 6ª versão beta do iOS 14
Também nesta semana, a companhia liberou a sexta versão de seu futuro sistema operacional, ainda sem data de lançamento, iOS 14. Juntamente, betas do watchOS 7 e do tvOS 14 foram igualmente fornecidos à desenvolvedores.
A atualização do iOS 13.7 ainda se encontra em fase beta, ou seja, de testes. O update possui peso de 2,93 GB e já se encontra disponível para download para inscritos no programa Apple Developer Program, destinado à desenvolvedores, mas ainda sem data de chegada ao público geral.