Missão Crew-1 da SpaceX decolou neste domingo (15)

Neste domingo (15), às 21h27 do horário de Brasília, o foguete Falcon 9 da SpaceX decolou no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. No complexo de lançamento 39A, a cápsula Crew Dragon foi lançada pela missão Crew-1.

A cápsula apelidada de Resilience leva quatro astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS). Dentre os tripulantes, três são os norte-americanos da Nasa, Shannon Waalker, Michael Hopkins, Victor Glover e o japonês da agência Jaxa, Soichi Noguchi.

Após esta conquista, a Crew-1 é a segunda missão tripulada da SpaceX , e a primeira do Commercial Crew Program, um programa comercial da Nasa com parceria da empresa de Elon Musk. A viagem foi adiada por conta das condições climáticas da Flórida.

Missão Crew-1 da SpaceX decolou neste domingo (15)
Fonte: (Reprodução/Internet)

Crew-2 já é planejada

A Crew-1 estava agendada para o sábado (14), Às 21h49 do horário de Brasília. No entanto, o clima da Flórida comprometeu a data original, então os órgãos responsáveis optaram por adiar para o dia seguinte.

No Twitter, o administrador da Nasa, Jim Bridenstine, postou sobre a adversidade. Jim disse que os ventos na costa poderiam atrapalhar o lançamento. Ainda no comunicado, o administrador informou que o propulsor utilizado no primeiro estágio está sendo estudado para o uso na sequência da missão, a Crew-2.

Um destaque da viagem comercial entre uma companhia privada e a agência espacial americana, foi de que os astronautas foram levados à cápsula através dos carros da Tesla Model X, outra empresa de Elon Musk.

Missão deve ser mais longa da Nasa

O primeiro lançamento do foguete Falcon 9 foi realizado com sucesso. Na ocasião, a aeronave pousou na Terra após alguns minutos de sua decolagem, sob a balsa robótica localizada no Atlântico Norte, “Just Read the Instructions”, coordenada pela SpaceX.

Na Crew-1, os astronautas irão até a Estação Espacial Internacional (ISS), de modo a marcar a 64ª visita de humanos à estação. Após chegarem ao destino, os tripulantes encontrarão Kahtleen Rubins, da Nasa, e os russos Sergey Kud-Sverchkov e Sergey Ryzhikov da Roscosmos.

A missão deve durar 180 dias, marcando-se como a mais longa já lançada no território dos Estados Unidos. O último recorde é da Skylab 3, enviada ao espaço em 23 de novembro de 1973, e que ficou em órbita por 84 dias.