Nesta quinta-feira (30) a Yasuaki Takamato, diretor de baterias para veículos elétricos da Panasonic, afirmou em entrevista que a companhia está planejando aumentar a densidade energética de baterias da Tesla em no máximo 20%.
Com as atualizações feitas a fim de aumentar a densidade das células das baterias, será possível que a distância percorrida pelos veículos aumente, permitindo viagens mais longas sem ter a necessidade de recarregá-lo.
Até então, o carro elétrico que detém maior alcance é o Tesla Model S Long Range Plus, que consegue transitar por aproximadamente 640 quilômetros. As baterias do tipo “2170” já podem ser encontradas no Tesla Model 3, de 2017.
Confira abaixo mais informações sobre o plano da Panasonic para aumentar a densidade das baterias Tesla.
Previsão de fabricação da bateria
Ainda em declaração, segundo o portal Ruters o diretor disse que é esperado que a Panasonic se livre de fabricações que exigem a produção de cobalto em até três anos, uma vez que tal substância, além de cara, pode deixar as baterias dependentes dele.
A firma já criou uma tecnologia que permite aumentar em 5% a densidade dos dispositivos de íon-lítio 2170. De acordo com o pronunciamento, é esperado que o início da fabricação dos novos produtos inicie em setembro, nos Estados Unidos.
O motivo da mudança
A entrevista aconteceu após a Panasonic ter perdido o contrato de exclusividade no fornecimento de baterias para carros elétricos para a empresa de Elon Musk, que agora também conta com os equipamentos das empresas LG Chem e CATL.
Para aprimorar a firmeza térmica das baterias, a fabricante japonesa estuda novas alternativas para alterar suas composições e propostas de design, também a fim de suprir os riscos da eliminação do uso de cobalto, bem como do aumento de densidade de suas baterias.