De acordo com um relatório levantado e divulgada nesta terça-feira (08) pelo aplicativo Truecaller, o Brasil é o país número 1 no recebimento de chamadas telefônicas com Spam. Cada brasileiro tem recebido em média 49,9 de ligações mensais indesejadas, uma das maiores taxas.
Conhecidas como fraudulentas, as ligação de Spam já afetam os brasileiros de forma contundente desde 2018, quando o país obteve um taxa de 45,6, um número que vem crescendo significativamente. Os Spams em sua maioria tratam-se de golpes, enquanto uma porcentagem advém de contatos de operadoras de telefonia.
A Truecaller é um software gratuito de identificação de chamadas. Geralmente o app substitui a usual agenda telefônica dos dispositivos. Quando instalado em sistema Android ou iOS, a ferramenta promete realizar uma varredura na lista de contatos do usuário, bloqueando chamadas com spam e, além disso, identificando ligações comerciais.
Brasil é recordista em três anos seguidos
Dificilmente exista algum brasileiro que nunca tenha sido vítima de uma ligação do tipo Spam. Essa afirmação vem sendo confirmada por três anos seguidos pelo relatório da Truecaller. Este ano houve um aumento de 9% na média das chamadas, considerando cerca de 145 bilhões de contatos entre os meses de janeiro e outubro.
Ao todo foram 49,9 ligações indesejadas mensalmente para cada usuário. Houve um mudança em um dado desde 2018 quando foi apontado o primeiro recorde do país. No ano a maioria de espécies de Spam eram provenientes de operadoras telefônicas, atualmente se identifica que a maioria trata-se de fraudes.
O relatório acredita que esse aumento está associado ao ano de crise, em que golpistas aproveitam para entrar em ação, especificando 48% das chamadas. Em seguida, foi verificado que chamadas de Spam de serviços financeiros também ocuparam fatia importante do aglomerado de ligações indesejadas, representando 42% dos dados.
A seguir a taxa de cada variável levantada pelo relatório associada às ligações com Spam:
- Por motivação fraudulenta: 48%;
- Por serviços financeiros: 42%;
- Operadoras de telefone: 6%;
- Telemarketing: 4%.
No top 10 também do Spam por mensagem
No que concerne ao tipo padrão Spam por mensagem divulgado pelo relatório, o país ocupa o quarto lugar no ranking. Para esse dado houve um levantamento de aproximadamente 8,6 bilhões de SMS contra os 116 bilhões de telefonemas dessa categoria.
Outros países que também ficaram no topo do estudo de ligações com Spam foram os Estados Unidos com 28, 4 milhões; seguido de Hungria (28,3); Polônia (20,4); Espanha (18,3); Indonésia (18,3); Reino Unido (17,4); Ucrânia (17,1); e Chile (16,8).