Nesta semana, um novo chatbot no Telegram foi desenvolvido pela Receita Federal a fim de diminuir a necessidade dos usuários irem à atendimentos presenciais realizarem suas solicitações durante esse período de pandemia.
A alternativa para oferecer à seus clientes serviços digitais é uma prática constantemente realizada por empresas provenientes de instituições privadas, mas devido à necessidade, órgãos públicos também estão se ajustando.
O bot se chama ReceitaFederalOficial e os serviços disponibilizados são referentes ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Ao usar, é preciso ter atenção pois há possibilidade de outros bots falsos serem desenvolvidos para confundir os usuários.
Confira abaixo mais informações sobre os serviços prestados pelo novo bot.
Os serviços prestados pelo bot da Receita Federal
Os trabalhos disponibilizados em relação ao CPF são:
- alterações
- regularização de dados
- emissão de segunda via
- informação do número cadastrado;
- consultas relacionadas à situações pendentes ou não.
O funcionamento do recurso
Ao selecionar o chat da Receita Federal no mensageiro, mensagens automáticas são enviadas ao usuário, que por sua vez responderá de forma interativa com a ferramenta. Dependendo da solicitação, o próprio robô provém os resultados para as análises requeridas.
O recurso está disponível para usuários de todos os sistemas operacionais, incluindo as versões para computadores. Não é preciso ter a versão mais recente do aplicativo Telegram instalado no dispositivo.
Segurança e a Covid-19
Apesar de ser totalmente digital, a conversa com o bot no aplicativo pode oferecer os mesmos recursos de uma consulta presencial. Não há informações sobre uma futura expansão dos serviços prestados pela Receita.
A nova modalidade de atendimento online proporciona mais comodidade e segurança para os usuários, que terão a chance para escolherem sair ou não de casa. A medida é feita principalmente para diminuir a propagação do vírus no Brasil.
“Esta medida contribui para evitar o deslocamento das pessoas às unidades de atendimento presencial, de forma a preservar a saúde dos servidores e cidadãos, minimizando aglomerações e, consequentemente, a propagação do vírus da Covid-19“, afirmou o órgão governamental.