Telegram e Receita Federal se unem para prestar serviços online

Nesta semana, um novo chatbot no Telegram foi desenvolvido pela Receita Federal a fim de diminuir a necessidade dos usuários irem à atendimentos presenciais realizarem suas solicitações durante esse período de pandemia.

A alternativa para oferecer à seus clientes serviços digitais é uma prática constantemente realizada por empresas provenientes de instituições privadas, mas devido à necessidade, órgãos públicos também estão se ajustando.

O bot se chama ReceitaFederalOficial e os serviços disponibilizados são referentes ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Ao usar, é preciso ter atenção pois há possibilidade de outros bots falsos serem desenvolvidos para confundir os usuários.

Telegram e Receita Federal se unem para prestar serviços online
Fonte: (Reprodução/Internet)

Confira abaixo mais informações sobre os serviços prestados pelo novo bot.

Os serviços prestados pelo bot da Receita Federal

Os trabalhos disponibilizados em relação ao CPF são:

  • alterações
  • regularização de dados
  • emissão de segunda via
  • informação do número cadastrado;
  • consultas relacionadas à situações pendentes ou não.

O funcionamento do recurso

Ao selecionar o chat da Receita Federal no mensageiro, mensagens automáticas são enviadas ao usuário, que por sua vez responderá de forma interativa com a ferramenta. Dependendo da solicitação, o próprio robô provém os resultados para as análises requeridas.

O recurso está disponível para usuários de todos os sistemas operacionais, incluindo as versões para computadores. Não é preciso ter a versão mais recente do aplicativo Telegram instalado no dispositivo.

Segurança e a Covid-19

Apesar de ser totalmente digital, a conversa com o bot no aplicativo pode oferecer os mesmos recursos de uma consulta presencial. Não há informações sobre uma futura expansão dos serviços prestados pela Receita.

A nova modalidade de atendimento online proporciona mais comodidade e segurança para os usuários, que terão a chance para escolherem sair ou não de casa. A medida é feita principalmente para diminuir a propagação do vírus no Brasil.

Esta medida contribui para evitar o deslocamento das pessoas às unidades de atendimento presencial, de forma a preservar a saúde dos servidores e cidadãos, minimizando aglomerações e, consequentemente, a propagação do vírus da Covid-19“, afirmou o órgão governamental.